Perfume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Sobre o Perfume
Hoje em dia, perfumes e cosméticos são responsáveis por um faturamento considerável, além de serem de grande importância na vida atual. Pesquisas no campo da cosmética foram intensificadas nas últimas décadas, o que fizeram surgir diversos produtos com uma sofisticação cada vez maior.
A perfumaria continua em constante desenvolvimento, porém não podemos caracterizá-la comomelhor ou pior. É obvio que com o tempo, a experiência vai ajudando no desenvolvimento das essências.
Justamente desses estudos do passado é que conseguimos avaliar a sensibilidade do criador e do consumidor.
Graças ao efeito psicológico, os perfumes são usados com sucesso para aumentar o apelo aos usuários, embora não sejam essenciais ao desempenho dos produtos a que são adicionados. Umapequena quantidade de acetato de borneila evaporada no sistema de condicionamento de ar atribui a este um cheiro de ar campestre.
Aplicações
O homem é um ser dotado de inteligência e criatividades. Portanto, faz uso de diversos recursos que a Terra lhe fornece, desenvolvendo dos mais simples aos mais variados produtos. Os artigos de segunda pele, que funcionam como uma camada adicional ao corpo,tanto para fins higiênicos e de segurança como para a estética, são essenciais no seu cotidiano. Dentre eles, o perfume exerce um papel destacado.
A arte da elaboração do perfume nasceu no Egito transpondo os limites dos tempos e das pirâmides, transformando-o em um acessório apreciado. Assim, os sacerdotes aos poucos transformaram seus templos em autênticos laboratórios de Perfumes Artesanais.Por volta de 2000 a.C., o uso do perfume se difundiu pelo mundo. A França é o país com as melhores fragrâcias, utilizadas para proporcionar um agradável e duradouro aroma ao corpo humano, além de acalmar o Sistema Nervoso central. Entretanto, o processo de produção do artigo gera impactos muito significativos no meio ambiente. O presente trabalho tem o objetivo de informar sobre as principaisconsequencias decorrentes da fabricação do perfume, e o que o consumo excessivo acabará por acarretar no planeta Terra.
Constituintes
Um perfume pode ser definido como qualquer mistura de substância olorante agradáveis, incorporadas num veículo apropriado. Antigamente, todos os produtos usados em perfumaria eram de origem natural. Mesmo quando se principiou a sintetizar os materiais para empregoneste setor, fizeram-se esforços em duplicar os melhores perfumes naturais. Nos anos recentes, entretanto, há uma tendência marcada de colocar no mercado perfumes que não tem contrapartida exata no reino floral, mas que tiveram ampla aceitação no público. Os melhores perfumes modernos são inteiramente sintéticos nem completamente naturais. O melhor produto da arte é a mistura judiciosa dos dois tipos,para se ter o realce do perfume natural, para reduzir o preço e para introduzir fragrâncias na deliciosa gama olorosa que existe atualmente. Um produto feito somente com materiais sintéticos tende a ser grosseiro e artificial em virtude da ausência de impurezas em pequenos traços, que dão o toque final e arredondam o buquê dos odores naturais; espera-se porém, que se atinja este estágio dedesenvolvimento. Os químicos também conseguiram criar essências de flores que não produzem essências naturais, ou de outras flores cuja essência é muito cara, ou muito fugidia para que sua extração seja econômica. São exemplos o lírio-do-vale, o lilás e a violeta.
Os constituintes dos perfumes são de três tipos: o veículo ou solvente, o fixador e os elementos odoríferos.
Água
Para a fabricação deperfumes, água-de-colônia, etc., deve-se utilizar água destilada para evitar impurezas que poderiam turvar o perfume. Na ausência da água destilada, pode-se ainda adicionar 21g de bórax em cada litro de água de chuva colhida diretamente da atmosfera sem contato com o telhado.
Dissolve-se o bórax, deixa-se depurar, filtra-se e coloca-se num recipiente de vidro bem limpo.
Álcool
É um dos...
tracking img