perfume

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Este trabalho pretende demonstrar como é feita a representação do conflito racial na obra Portagem, portanto, este trabalho consistira na leitura e analise da obra Portagem.















Apresentação do trabalho
A obra Portagem é um livro de Orlando Mendes publicado em 1966, esta obra conta-nos a historia dum homem de nome João Xelim mestiço filho de paiportuguês e Mãe Moçambicana, este livro faz um retrato ao tempo colonial em Moçambique que foi marcado por uma exploração abusiva do povo moçambicano. Ao longo do texto João Xelim sobre varias restrições, portanto, no inicio do livro João Xelim se vê diferente diante dos outros meninos devido a sua cor, é portanto, por causa da sua cor que Xelim sofre o preconceito racial ao longo do texto é possívelconstatar que João Xelim teve uma infância muito difícil pois teve muito sedo que trabalhar e não podia ir à escola, pois sò os meninos brancos podiam ir à escola. Na fase adulta João Xelim continua sofrendo preconceito racial este preconceito esta ligado também ao seu status social não é somente o personagem que destaquei acima, mas há também personagem que sofrem o racismo devido o sua cor estatus social.










Motivação
O principal motivo da realização deste trabalho é o facto deste tema constituir uma descoberta relevante na área da literatura principalmente a literatura Moçambicana, Portanto, este tema foi escolhido devido a sua grande relevância , ou seja, a motivação que está subjacente a escolha deste tema esta no facto deste tema constituir um desafio na áreados estudos literários.
Objectivos
Segundo Marconi e Lakatos (2007:220) a especificação do objectivo de uma pesquisa responde às questões para quê? E para quem? Os objectivos definem-se em gerais e específicos.
Objectivo geral
Esta ligado a uma visão global e abrangente do tema. relaciona-se com o conteúdo intrínseco, quer dos fenómenos e eventos, quer das ideias estudas. vincula-sedirectamente à própria significação da tese proposta pelo projecto.
Portanto, o objectivo geral deste trabalho é compreender de que maneira é representado o conflito racial na obra portagem.
Os objectivos específicos
Os objectivos específicos apresentam carácter mais concreto. Têm função intermediaria e instrumental, permitindo, de um lado, atingir o objectivo geral e, aplicá-lo a situaçõesparticulares. (Marconi e Lakatos 2007:221)
Desta forma o objectivo especifico deste é caracterizar as acções que decorrem sobre o personagem João Xilim para alcançarmos o objectivo geral.
Contribuição/ Importância
Segundo Garcia (1998:40) citado por Medeiros(2006:247), ao justificar a pesquisa realizada ou a realizar-se, o pesquisador informa sobre a relevância e oportunidadeda investigação; deve especificar os motivos que a justificam e relacionar as contribuições da pesquisa, bem como a solução do problema que se deseja alcançar. Para Lakatos e Marconi(1992:103) Também citados por Medeiros, a justificativa é de suma importância e, frequentemente, é o elemento que contribui mais directamente na aceitação da pesquisa pelas pessoas ou entidades que vão financiá-la.Segundo estes autores, a justificativa consiste em exposição breve, mas completa, das razoes de ordem teórica e pratica que tornam relevante a realização da pesquisa. Essa parte da pesquisa responde a pergunta: por que se deseja realizar a pesquisa?
Portanto, seguindo as definições acima citadas esta pesquisa é relevante pois, nos ajudará a perceber como é feita representação do conflitosocial nos textos literários especificamente na obra Portagem, isto vai trazer para a área dos estudos literários enorme contribuição.







Problema
Segundo Cervo e Bervian (1983:59) citados por Medeiros(2006:246), deve-se redigir de forma interrogativa, clara, precisa e objectiva, a questão cuja solução viável possa ser alcançada pela pesquisa. A formulação de um problema é...