Performance

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEEVALE








CARLA ARIEL SIQUEIRA
GREICE LUANA GOETZ
JESSICA ANDRESSA COLLET
PRISCILA COUTO SILVEIRA










PERFORMANCE








Novo Hamburgo
2012
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 2

2 LOLITA 4

3 MARIA ANTONIETA 6

4 O CHÁ 8

REFERÊNCIAS 9



INTRODUÇÃO

Inicia-se esta pesquisaquando pedido aos alunos da disciplina de Projeto de Figurino da Universidade Feevale 2012/2 que realizassem uma atividade acadêmica chamada performance.

Por sua própria natureza, a performance desafia uma definição fácil ou precisa, indo além da simples afirmação de que se trata de uma arte feita ao vivo pelos artistas. Qualquer definição mais exata negaria de imediato a própriapossibilidade da performance, pois seus praticantes usam livremente quaisquer disciplina e quaisquer meio como material- literatura, cinema, dança, arquitetura e pintura, assim como vídeo, cinema, slides e narrações, empregando-as nas mais diversas combinações. De fato, nenhuma outra forma de expressão artística tem programa tão ilimitado, uma vez que cada performer cria sua própria definição ao longo deseu processo e modo de execução. (GOLDBERG, 2006, p. IX)



Nesta tarefa os alunos deveriam criar um figurino para uma personagem onde os próprios atuariam. O grupo dividido entre quatro integrantes, após reunião e uma pré-pesquisa optou por fazer a atividade inspirada nas garotas que tem o estilo de vida conhecido por Lolita.
Após esta escolha de temática, foi definido umcenário para que a performance ocorresse: uma encenação de um chá inspirada na suntuosidade da corte francesa do século XVIII e na figura icônica de Maria Antonieta[1].
Para a efetuação deste processo, necessita-se conhecer sobre este grupo de moda que será representado, sobre a influência de Maria Antonieta sobre este estilo e qual a importância que o ritual do chá tem sobre o decorrer dahistória.
Seria importante que ocorresse este processo de pesquisa antes e após a performance para o bom desempenho da mesma? A hipótese apresentada para esta questão é que através de uma boa pesquisa se pode conhecer detalhes da indumentária utilizada pelas Lolitas, assim como ocorriam as refeições na época de Maria Antonieta.
O objetivo geral desta tarefa é a efetuação da performanceintitulada “Um chá com as herdeiras de Maria Antonieta” e para que a mesma obtenha êxito é necessário que haja um breve pesquisa sobre os conceitos
A metodologia dessa primeira parte ocorre através de revisão bibliográfica com base na metodologia científica proposta por Prodanov, no livro Metodologia do Trabalho Científico (2009) que mostra como se define o tema, o problema e os objetivosassim como as normas de formatação de trabalhos acadêmicos.
Após todo o processo de revisão bibliográfica será feito uma apresentação com os resultados e impressões captados durante a efetuação da performance.



LOLITA

Lolita é um estilo originado do Japão, geralmente adotado por jovens mulheres entre 15 e 30 anos, que desejam capturar em seu estilo de vida seu amorpor coisas “fofas”, simbolizadas pela palavra japonesa kawaii. Expressam no seu modo de vestir a importância do recato e da elegância, além de manter uma aparência juvenil (SHINRI, 2005).
Caracteriza pelo uso de roupas com muitos babados, laços, rendas, e saias amplas e rodadas, amparadas por saias de armação; e pelo uso de acessórios e temas que variam entre cruzes e gárgulas (para asGothic Lolita) e bolos e bichos de pelúcia (para as Sweet Lolita), de acordo com o sub-gênero seguido por cada lolita, e existem uma porção destes (EVERS 2007). Sweet, Gothic, Punk, Classic, entre outros, são os subgrupos encaixados dentro do estilo Lolita. Cada um apresenta pequenas mudanças, nas cores, acessórios e temas, mas a silhueta permanece constante.
O estilo foi criado no...
tracking img