Perfil socio-ambiental e impactos do consumo sobre a populção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PCC
Disciplinas: Meio Ambiente e Desenvolvimento – Educação Ambiental e Saúde
Alunos: Rogelle Alves Tamiarana

TRABALHO PROPOSTO
Com base nas aulas produza um texto com suas palavras, tendo como referência as 2 problemáticas apresentadas abaixo e utilizando referencial teórico, com as devidas citações das fontes.
1- Efetuar um perfil sócio-ambiental em sua região e discutir possíveisfatores de risco que podem desencadear problemas de saúde na população. A partir deste contexto, sugerir políticas públicas para enfrentamento destas questões.
Pérfil Sócio Ambiental do Município de Itaituba-Pa: O predicamento de cidade foi conferido a Itaituba em 1900, através da Lei nº 684, de 23 de março, sendo instalada em 15 de novembro do mesmo ano, o Município de Itaituba tem 97.343habitantes e esta localizado no sudoeste paraense com uma extensão territorial de e deve sofre uma grande mudança com os grandes investimentos aplicados em torno do Município, onde é esperado um grande crescimento populacional e econômico para região, por conta do asfaltamento da BR-163, da criação do Distrito Florestal e da criação de Hidrelétricas no Alto Tapajós.
O histórico de degradaçãoambiental começou no final da década de 1970 com o início do ciclo do ouro na região. Localizada no Alto Tapajós Itaituba atraiu muitos imigrantes nordestinos principalmente maranhenses e piauienses, que acabaram influenciando diretamente na cultura local.
O município de Itaituba, entre meados da década de 1980 e início da década de 1990, tinha sua economia fortemente baseada na extração doouro no Vale do Tapajós, maior região aurífera do oeste paraense. Nesse período, estima-se que tenham sido exploradas da região mais de 500 toneladas de ouro. Em virtude do garimpo, o Aeroporto de Itaituba teve um dos maiores movimentos em pousos e decolagens de aeronaves no mundo. No entanto, observou também um crescimento desorganizado da cidade, com um significativo aumento da pobreza em áreasperiféricas, bem como uma grande degradação ambiental causada pelo mercúrio. Com a decadência da exploração do ouro (no início da década de 90), a cidade começou a ver surgir empreendimentos ligados principalmente ao setor agropecuário e madeireiro.
Um das grandes problemáticas para desenvolvimento econômico da região foi o abastecimento de energia, que até fins dos anos 1990 representava umproblema crônico para a cidade. Em 1998, a cidade de Itaituba passou a ser atendida pelo Projeto Tramoeste, o qual que leva energia produzida na Hidrelétrica de Tucuruí para diversas cidades no oeste paraense.
Uma das principais características do município de Itaituba atualmente é sua expansão desenvolvimentista na pecuária que substituí parcialmente a atividade de exploração mineraltradicional do ouro que movimentou a economia da região.
No inicio da década de 80 a região sudoeste paraense apresentava-se como atrativo econômico por conta dos inúmeros garimpos que surgiam as margens dos rios Crepori, Marupá, Jamaxin, Rio Novo e Tapajós. Muitos vilarejos surgiam e desapareciam conforme a escassez do metal (ouro) foi também um período marcado por muita violência e impunidadeonde os grandes garimpeiros ditavam as ordens na região.
A Degradação provocada pela extração do ouro, principal fonte econômica, começaram a surti efeito negativos, com a contaminação de rios, nascentes e igarapés por conta do mercúrio, bem como a contaminação direta dos trabalhadores pelos vapores invisíveis desprendidos pelo produto (mercúrio). Além da contaminação do mercúrio surgiramalgumas epidemias de doenças tropicais como a malária que vitimou muitos garimpeiros, outras doenças também afetavam os garimpeiros com grande relevância principalmente a hepatite e a dengue.
Os principais fatores que contribuíram para que essas doenças se proliferassem foi à forma de ocupação desordenada, falta de medidas de prevenção e poucos centros de atendimentos, que se situavam...
tracking img