Pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANÁLISE AMBIENTAL

A análise do ambiente organizacional apareceu quando se percebeu que para planejar em longo prazo não basta apenas projetar as tendências atuais para o futuro: é fundamental antever como as variáveis que influenciam na empresa, e das quais esta não tem controle, irão afetar a organização. Para tal, diversos autores apresentaram modelos de como segmentar e analisar o ambienteempresarial. A segmentação ambiental recebeu importantes contribuições de Kotler( 1995). Posteriormente, Vasconcellos (1983) e outros autores propuseram adaptações ao modelo de Kotler (1995), seguiram a mesma linha ou propuseram métodos distintos. A partir da segmentação, alguns autores passaram a fazer recomendações de como analisar cada um dos segmentos ambientais.
A análise e as técnicas deavaliação das suas variáveis pretende contribuir e explicar os efeitos do ambiente futuro nas organizações, por meio de mensuração de variáveis que influenciam na empresa, e das quais esta não se tem controle, mas que irão afetar direta ou indiretamente a organização.
O entendimento das transformações ambientais é uma peça chave para as ações futuras da empresa, pois esta terá maior possibilidadede antecipar as oportunidades e ameaças do ambiente em constante alteração. Outra ajuda que o cenário traz é facilitar a criação da visão da empresa, pois o cenário dá subsídio para se responder: o que é que a empresa está tentando fazer e o que ela espera se tornar (Thompson Jr, 2000). O que a empresa quer se tornar deve ser coerente com os cenários ambientais traçados, se isso ocorrer fica maisfácil ter fé na expectativa do que será a empresa no futuro.
A consistência da projeção e a visão de futuro da empresa é importante para disseminá-la e torná-la crível ao restante da organização, já que atualmente os mercados evoluem tão rapidamente que exigem uma maior atenção aos menores sinais dimanados pelo ambiente no qual as empresas estão inseridas. Para Kotler (1995), as empresasexcelentes possuem uma visão de fora para dentro de seus negócios e reconhecem a importância do monitoramento e da adaptação contínua às mudanças ambientais.
Quando fazemos um planejamento estratégico de comunicação organizacional, temos de verificar quais variáveis externas: econômicas, políticas, sociais, legais, tecnológicas, culturais, demográficas e ecológicas são relevantes para a organização epodem exercer maiores influências para a sua atuação e sobrevivência na sociedade (KUNSCH, 2003, p. 259-260). Para o profissional de Relações Públicas, a autora Margarida Kunsch (2003), apresenta a análise ambiental como:

“A análise ambiental externa consiste num levantamento de todos os fatores externos ou variáveis que podem interferir na vida da organização. É no ambiente externo quebuscamos também descobrir quais são as oportunidades e as ameaças para a organização e, no caso específico, para a comunicação.” (KUNSCH, 2003, p. 259-260) 58

2.1 Ambiente Demográfico

É a análise da constituição populacional em termos gerais. Seu estudo é de grande importância, uma vez que envolve pessoas, e pessoas é sinônimo de “mercado consumidor”.
À empresa ROSO Móveis é de fundamentalinteresse alinhar os aspectos demográficos atuais, uma vez que a empresa está propondo á curto período à instalação de futuras estruturas físicas dentro de uma região potencial.
De antemão, é necessario entender que o crescimento populacional mundia cresce de uma maneira acelerada, desde a Revolução Industrial no séc. XVIII. O número total da população do planeta já atingiu 7 bilhões de pessoas. NoBrasil, segundo dados do último Censo Demográfico, que são realizados a cada 10 anos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), hoje temos no país mais de 190 milhões de pessoas.


Distribuição da populacional brasileira. Dados Censo 2010 - IBGE
Disponível em: http://confins.revues.org/7215

Mesmo mantendo uma população demasiada, a taxa de crescimento vem caindo desde...
tracking img