Perfil fernando pessoa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 44 (10809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teu canto justo que desenha as sombras
Limpo de vida viúvo de pessoa
Teu corajoso ousar não ser ninguém
Tua navegação com bússola e sem astros
No mar indefinido
Teu exacto conhecimento impossessivo

Criaram teu poema arquitectura
E és semelhante a um deus de quatro rostos
E és semelhante a um deus de muitos nomes
Cariátide de ausência isento de destinosInvocando a presença já perdida
E dizendo sobre a fuga dos caminhos
Que foste como as ervas não colhidas.

Sophia de M. B. Andresen, Livro Sexto

Introdução
No âmbito da unidade curricular Psicologia Clínica e da Saúde, nomeadamente no módulo de dinâmica, foi-nos proposta a elaboração de um trabalho que nos despertasse interesse e que nos permitisse dar largas à nossa imaginação. Assim, dealguma forma com este propósito, e como ambas gostamos de Fernando Pessoa, resolvemos aprofundar a pessoa que era Pessoa.
O desafio parece-nos elevado, dado que o autor foi o Poeta do seu século. Pretenderemos aludir às várias características que permitam chegar a uma tentativa de traço psicológico de Pessoa. Passar do plano poético para o plano psicológico pode ser uma tarefa interessante, masatenderemos, desde já, que a sua elaboração parece-nos de extrema complexidade.

-------------------------------------------------
" A minha alma gira em torno da minha obra literária – boa ou má, que seja, ou que possa ser.
-------------------------------------------------
Tudo o mais na vida tem para mim interesse secundário." (Fernando Pessoa)

Perfil Biográfico do Autor
FernandoAntónio Nogueira Pessoa nasceu em 13 de Junho de 1888, no Largo de S. Carlos, perto da Ópera de Lisboa. Filho legítimo de Joaquim de Seabra Pessoa e de D. Maria Madalena Pinheiro Nogueira. Neto paterno do general Joaquim António de Araújo Pessoa, combatente das campanhas liberais, e de D. Dionísia Seabra; neto materno do conselheiro Luís António Nogueira, jurisconsulto e que foi director-geral doMinistério do Reino e de D. Madalena Xavier Pinheiro. Esta descrição mais pormenorizada para dizer que o autor tem uma ascendência mista de judeus e fidalgos. O seu pai, Joaquim de Seabra Pessoa, se não foi propriamente um escritor teve, sem dúvida, predisposições para a literatura e para a música, chegando a ser crítico musical no Diário de Notícias e a publicar um opúsculo sobre “O Navio Fantasma”, deWagner. O seu pai, o General Joaquim António de Araújo Pessoa, notabilizou-se nas Guerras Liberais, tendo sido distinguido com a Torre de Espada e outras condecorações. Os Pessoas eram tradicionalmente militares, tendo direito a brasão (Quadros, 1988). A mãe de Fernando Pessoa, D. Maria Madalena Nogueira, era açoriana, filha de uma família de admiráveis da Terceira. Teve uma educação maisaperfeiçoada do que era usual, falando francês, inglês e alemão, lendo muito e até escrevendo versos. Era filha do conselheiro Luís António Nogueira, que chegou a ser director-geral do Ministério do Reino e amigo de grandes individualidades da época, como por exemplo, Manuel de Arriaga. Do pai herdou a insatisfação e da mãe, o gosto pela leitura e pela escrita. E de ambos os ramos da família, a ligação novelho Portugal, aristocrático e patriótico. O lado açoriano dos seus antecedentes, talvez lhe tenha transmitido uma dupla herança de solidão insulada e paixão pelo mar e pela viagem, notórias ao longo de toda a obra que viria a realizar (Quadros, 1988).
Teve uma infância feliz, normal, educado pela mãe que ao que parece era uma excelente pedagoga. Precocemente, desde dos 8 meses de idade já seinteressava pelas letras do alfabeto, sendo que aos 4 anos iniciou-se nos seus escritos.
Em 1893, nasceu o seu irmão Jorge e nesse mesmo ano veio a sofrer da perda do seu pai, a 13 de Julho. Em Janeiro seguinte foi a vez do irmão perder a vida. Estes acontecimentos contribuíram para que crescesse dentro dele um sentimento de desencanto pela vida. Em 1894, cria o seu primeiro heterónimo,...
tracking img