Perfil dos clientes acometidos por melasma atendidos na clínica escola de uma instituição de nível superior do interior paulista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PERFIL DOS CLIENTES ACOMETIDOS POR MELASMA ATENDIDOS NA CLÍNICA ESCOLA DE UMA INSTITUIÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA

Merielen da Silva OLIVEIRA
Leide Daiane DA SILVA
Sandra Renata JORGE
RESUMO: Melasma é uma hipermelanose adquirida, caracterizada por máculas acastanhadas que afeta áreas fotoexpostas, cuja etiopatogenia não é totalmente esclarecida. Acomete indivíduos detodas as raças e ambos os sexos, sendo inúmeros os fatores envolvidos no seu aparecimento. Foi realizado o levantamento de dados dos prontuários de clientes atendidos no setor de estética facial no período de março de 2009 à novembro de 2009 com objetivo de identificar o perfil dos clientes acometidos por melasma atendidos na clínica escola de uma instituição de nível superior do interior paulista,foram analisados o total de 259 prontuários dentre eles 27 (10,43%) possuem melasma, estes foram analisados por distinção de sexo, idade, cor, fototipo, o uso do protetor solar e uso de anticoncepcional. Obteve-se predominância do sexo feminino 26 (96,3%), da cor branca 20 (74%) e que a maioria não faz uso do protetor solar 19 (70,4%).


INTRODUÇÃO

A pele possui duas camadas principais: aepiderme, camada superficial e a derme, camada mais profunda. A epiderme é constituída por cinco camadas: basal, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea. Na derme, observa-se a camada papilar, a mais superficial, e a camada reticular, a mais profunda (GUIRRO & GUIRRO, 2002).
Na pele os melanócitos são encontrados na camada basal e, ocasionalmente, na derme. Estes produzem a melanina que éarmazenada nos melanossomas, localizados dentro dos queratinócitos, sendo responsáveis pelas diferentes cores de pele. A tirosinase é uma enzima contida nos melanossomas responsável pela conversão da L-tirosina em L-dopa e desta em L-dopa-quinona, no mecanismo de síntese de melanina. Sabe-se que o melasma é uma alteração funcional do melanócito, e ocorrendo uma disfunção nesta cadeia enzimática leva ahipermelanose (GUIRRO & GUIRRO, 2002; HASSUN et. al., 2008).
Dentre as discromias que são alterações na coloração da pele o melasma, também conhecido como cloasma ou “máscara gravídica”, é classificado como uma hipermelanose adquirida (BAUMANN, 2004; GHIDETI &OMAR, 2009).
Caracteriza-se por máculas de coloração castanho claro a escuro, uniforme, simétrica, de bordas bem definidas eirregulares, localizada em áreas fotoexpostas, principalmente, face, fronte, têmporas e, dificilmente encontrado no nariz, pálpebras, mento e membros superiores (GHIDETI & OMAR, 2009; MIOT et. al., 2009).
O melasma é classificado histopatologicamente em: epidérmico, melanina está depositada na epiderme; dérmico, observa-se melanina na derme superficial e profunda; e misto, pois podemos encontrar osdois tipos de classificação na mesma área, sendo então assim denominado (KEDE & SABATOVICH, 2004).
Acomete indivíduos de todas as raças e ambos os sexos, porém, é mais frequente em mulheres adultas em idade fértil, podendo ter início pós-menopausa e o sexo masculino representa apenas 10% dos casos. É mais freqüente nos fototipos IV a VI de Fitzpatrick e a idade média de aparecimento varia entre30 e 55 anos (HASSUN et. al., 2008; MIOT et. al., 2009).
A patogênese do melasma permanece desconhecida, sendo inúmeros fatores envolvidos em sua etiologia, porém nenhum deles pode ser responsabilizado isoladamente. Estes são: predisposição genética, exposição à radiação ultravioleta, contraceptivos orais ou terapias hormonais, gravidez, cosméticos, medicações anticonvulsivantes e disfunçõeshepáticas e endócrinas. Os fatores que acreditam ser mais importantes para o seu desenvolvimento é a predisposição genética e a exposição à radiação ultravioleta (KEDE & SABATOVICH, 2004; MIOT et. al., 2009).
Apesar do melasma ser diagnosticado clinicamente com facilidade, apresenta uma cronicidade característica, com recidivas frequentes e grande refratariedade aos tratamentos existentes,...
tracking img