Perfil dos acidentes motociclisticos ocorridos em maringá

2571 palavras 11 páginas
PERFIL DOS ACIDENTES MOTOCICLISTICOS OCORRIDOS EM MARINGÁ

Cleverson Wesley Pichelli*, Katiuce Ambrozio Correa Pichelli**, Makcilene Paranho***
RESUMO
O atualmente o paciente politraumatizado custa muito aos cofres públicos, se pensarmos que ele esta inserido em uma faixa etária financeiramente ativo e que seu acidente pode deixar sequelas irreversíveis, vemos que os acidentes de transito é a principal causa de morte por causas externas, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência o SAMU vem desempenhando importante papel na qualidade da assistência pré-hospitalar oferecida à população. Porem nosso objetivo é mostrar tipos de acidentes motociclísticos da cidade de Maringá –PR, onde o estudo deixa claro a gravidade dos acidentes, pois todos eles foram atendidos pelo Suporte Avançado (SAV).
Concluímos que medidas efetivas de prevenção tentam ser cococadas em pratica, mas infelizmente a pressa e falta de habilidade do condutor da motocicleta, faz a cada dia mais vitimas.

*Enfº Especialista em Urgência e Emergência, Enfº Intervencionista e Coordenador de enfermagem do SAMU de Maringá;
**Enfª Especialista em Urgência e Emergência;
***Enfª.......

1. INTRODUÇÃO
O paciente politraumatizado é diferente de qualquer outra pessoa acometida por uma patologia clínica, pois o seu estado atual e consequência de uma causa externa, ocorrida diretamente pelo trauma, de um modo geral, era uma pessoa com saúde, até que, subitamente, passou a se encontrar em estado necessitando de intervenção médica imediata.
Antes da portaria MS nº 2048/2002, do qual se trata da implantação das políticas de Urgência e Emergência no Brasil, havia pouco conhecimento, adestramento e estrutura pré – hospitalar.
O objetivo básico do serviço de transporte é fornecer atendimento médico adequado, dentro do menor tempo possível, respeitando as condições de segurança, assegurar a permeabilidade das vias aéreas, acesso venoso apropriado, monitorizar parâmetros vitais e evitar deterioração

Relacionados

  • CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DAS VÍTIMAS DE ACIDENTE DE TRÂNSITO COM MOTOCICLETA NA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO PSF BOA ESPERANÇA, NO MUNICIPIO DE ALFENAS/MG.
    11168 palavras | 45 páginas
  • Acidentes de motos
    6490 palavras | 26 páginas
  • Estudo de caso-Absenteísmo
    7229 palavras | 29 páginas
  • Esporte e Reabilitação
    30713 palavras | 123 páginas
  • REGULAMENTAÇÃO E INFORMALIDADE DO SERVIÇO DE MOTOTÁXI EM MACAPÁ: 1996-2011 MACAPÁ
    35541 palavras | 143 páginas