Perfil das solicitações de atendimento ferimentos por arma de fogo pelo suporte avançado de vida no samu de maringá

2781 palavras 12 páginas
PERFIL DAS SOLICITAÇÕES DE ATENDIMENTO FERIMENTOS POR ARMA DE FOGO PELO SUPORTE AVANÇADO DE VIDA NO SAMU DE MARINGÁ
Cleverson Wesley Pichelli*, Katiuce Ambrozio Correa Pichelli**, Makcilene Paranho***
RESUMO
O atualmente a violência, em todas as suas apresentações, tem crescido de forma avassaladora no país, o uso das armas de fogo, muitas vezes, faz vítimas fatais ou que podem permanecer sequeladas por anos. Esses fatos nos chama atenção pelo quanto de dinheiro publico é gasto todos os anos pelos estados e pela união com internações hospitalares e por pagamento de previdência a jovens, principalmente homens que estão em plena idade produtiva. Nesse sentido, o presente estudo objetivou fazer um levantamento das vítimas deferimentos por arma de fogo, atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no município de Maringá, no período de Julho de 2009 a Dezembro de 2011. Foram descritos 335 atendimentos realizados pelo Suporte Avançado em três municípios diferentes e os resultados evidenciaram que 65% das vítimas do são do sexo masculino. Com Isso conclui-se que a violência por arma de fogo atinge a camada economicamente ativa da população que precisa de atendimento pré-hospitalar especializado para assim diminuir eventuais sequelas e assim justificando a implantação de um serviço como o SAMU em todo o Brasil.

*Enfº Especialista em Urgência e Emergência, Enfº Intervencionista e Coordenador de enfermagem do SAMU de Maringá;
**Enfª Especialista em Urgência e Emergência;
***Enfª.......

1. INTRODUÇÃO
No Brasil, a violência é um dos principais problemas de saúde pública. É mais expressiva nas capitais e grandes cidades, predominantemente nos grupos da população mais jovem, do sexo masculino, residentes em áreas da periferia e com baixa escolaridade (Minayo e Souza, 1999).
Ao considerar-se a faixa etária compreendida dos 5 aos 45 anos, as mortes por causas externas, que se classificam como as causadas por acidentes automobilísticos, agressões em

Relacionados

  • apostila educ ambiental
    603350 palavras | 2414 páginas