Perfil do aluno em ead

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PERFIL DO ALUNO EM EAD




RESUMO

O Ensino a Distância veio evidenciar que a educação está sempre em progressão e querendo facilitar a todos o conhecimento reconhecendo a sua necessidade. Através disso, surgem os alunos que se adaptam nessa modalidade e conhecer o seu perfil é de grande curiosidade; pois são o foco desse novo método e, através disso, saber como se desenvolvem durante opercurso de sua formação. Para isso, houve certa quantia de coleta de dados que proporcionaram saber que há muita qualidade e capacitação nesses indivíduos, tendo de primeira vista uma característica autônoma e de pesquisador contínuo. E, apesar de muitos ainda duvidarem de sua qualificação, outros tantos e de diversas áreas se renderam a esse novo estilo de aprender e reconhecem que se formam comograndes profissionais.


Palavras-chave: Aluno em EAD. Requisitos para Cursar EAD. Mercado de Trabalho.


1 INTRODUÇÃO

Neste estudo será apresentado o porquê e como surgiu a Educação à Distância, mostrando seus devidos avanços e rendimento das pessoas que optam neste novo método de ensino. Dentro deste foco, será exposto quem e comosão esses indivíduos ingressos na EAD e de que maneira é feita sua formação.

Apresentar o perfil do aluno integrante neste novo método de ensino é o foco principal deste trabalho, onde serão colocadas suas características e devidas exigências de atitudes que são precisas para quem opta estudar dessa maneira. Foi preciso, também, colocar em nota como o mercado de trabalho aborda um profissionalgraduado no ensino à distância.

A abrangência de estudos teve como fontes de pesquisa questionários, aplicados a tais tipos
de alunos; bibliografias; sites da internet e revistas. E, também, foi de grande proveito algumas conversas informais com pessoas já formadas na graduação à distância que, através de seus depoimentos, foi possível obter algumas informações diretas do que pensam sobreesse novo modelo de ensino. Assim, foram utilizados tais métodos de pesquisa: natureza básica, abordagem
quantitativa, realização exploratória e procedimentos participante e de levantamento.


2 O ALUNO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUAS CONSIDERAÇÕES

“O mundo não pára!”. Essa é uma frase muito conhecida em nosso meio e que nos reflete o fato de que nunca podemosparar no tempo. Isso nos revela que nossos pensamentos, opiniões e conhecimentos devem estar sempre em ação e não estacionar num único saber. Diante disso, a educação está sempre em andamento e, muitas vezes, correndo em propiciar a todos uma forma de aprender.

Quem não se lembra que desde muito tempo existe um ensino à distância? Provindos através de correio, vários tipos de cursos técnicospoderiam capacitar qualquer pessoa disposta a esse ritmo de estudo e, ainda, era possível ser reconhecida como um profissional da área. Sendo, no demais, alguns autores falam que a educação à distância aconteceu de outra maneira, como destaca UNIASSELVI (2010, p. 3):

Outros autores preferem dizer que o ensino a distância só se tornou possível com a invenção da imprensa, noséculo XV. Estes autores destacam que a imprensa permitiu maior acesso à informação, facilitou o processo de divulgação de idéias, democratizou o conhecimento, potencializou reformas e revoluções. Enfim, outorga-se o início da EAD a partir deste marco.

Com todo o seu surgimento e desenvolvimento, a Educação à Distância tem sua história fundamentada em três gerações: correspondência,no século XIX, onde as pessoas recebiam em suas casas manuais e apostilas para se instruírem naquilo que se esmeravam em saber; mídias, como exemplo temos o Telecurso, oferecido por uma grande rede de TV e que se tornou muito conhecido e aproveitado por muitos que se interessavam em fazê-lo, fora as outras maneiras oferecidas por tantos divulgadores de cursos midiáticos - fitas cassetes, rádio...
tracking img