Perfil do administrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Vivemos uma época em que a liderança se tornou muito importante, mas também muito rara nas empresas e diante das inúmeras mudanças surgem questões como: Quem serão os líderes/gestores do futuro? Que características devem predominar nas pessoas que vão conduzir e inspirar pessoas dentro e fora do ambiente de trabalho? A ciência e a educação cada vez mais preparam as pessoas parauma exploração do mundo externo, mas não para a exploração do território do ser interior de cada um. Vivemos no mundo da internet, das redes sociais, mas as pessoas não falam profundamente consigo mesmas. As pessoas dominam a tecnologia para inúmeras conquistas no mundo, mas não buscam conquistar onde está e se esconde o eu de cada um. As pessoas, jovens e adultos, são prisioneiros em sociedadeslivres. O líder/gestor do futuro tem que sair do cômodo lugar de telespectador, da platéia; precisa subir no palco e ser o ator principal da própria história. Não se pode liderar nada nem ninguém se as pessoas não forem capazes de liderarem a si mesmas. Diante de tantas transformações e exigências do mercado percebe-se que o perfil dos líderes/gestores do século XXI deve ser bem diferente do que setem visto até hoje. O autoconhecimento, o reconhecimento das emoções e o equilíbrio serão as qualidades mais valorizadas.
2. O PERFIL DO GESTOR DO SÉCULO XXI
Para transformar-se num líder/gestor desse século se faz necessário ter algumas características, tais como: Conhecer a si mesmo - o líder/gestor desse século sabe quais são seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Entende quepode controlar suas emoções e, com isso, gerenciar a própria motivação e a dos seus liderados. Ele usa essas informações para crescer e apoiar o crescimento de todos a sua volta. Busca fazer diariamente uma revisão de si mesmo, verificando se é aquela pessoa quem gostaria de ser e se é o tipo de pessoa que respeita e valoriza; Sabe sua missão de vida e tem uma visão de futuro - o líder moderno temcerteza de seu propósito de vida, de sua missão e dos efeitos que sua atuação tem ao seu redor. Sabe que foi enviado com uma missão e que vai cumpri-la. Tem uma visão clara de futuro, do que quer ser, de onde e com quem quer estar nos próximos 6 meses, 1 ano, 5 anos... Essa visão faz com que seja uma pessoa diferenciada, o que se reflete em todas as suas ações e na sua influência sobre os outros.Implementa sua visão de futuro sem medo - outra característica do líder do futuro é a capacidade de agir e promover a ação de todos sem medo. Ele não tem medo da rejeição ou do fracasso, porque tem consciência de sua missão, valores e capacidade de implementação. Ele aprende a transformar o fracasso em feedback, fundamental para seus próximos passos. O líder/gestor do futuro não tem verdades“fechadas”. Ele busca sempre fazer a si mesmo perguntas que podem lhe dar um norte: “O que eu faria se não houvesse nenhuma possibilidade de erro ou fracasso? O que eu faria se tivesse a certeza absoluta de que, seja qual for a minha ação, o sucesso está garantido?” Tendo a resposta dessas perguntas, o líder já sabe o que deve fazer. Conhece seus valores e os vivencia - o líder/gestor do futuro conheceseus valores e os vivencia. Reconhece suas falhas e pede desculpas.
Assume a responsabilidade pelos erros de sua equipe e repassa os créditos do sucesso a seus liderados. Ele cumpre o que promete aos seus liderados, mesmo que com isso tenha que se desgastar com seus chefes e com a sua empresa.É criativo - o líder moderno é criativo e ágil, não somente no sentido literal da palavra. É criativo eágil porque pode exercer papéis diversos e se comporta de maneira diferente de acordo com as situações que se apresentam e principalmente com pessoas diferentes. Conhece o perfil comportamental dos seus liderados e se adapta a eles. Alguns podem considerá-lo detalhista enquanto outros podem taxá-lo de generalista. Alguns o definem como participativo enquanto outros acham que ele concentra as...
tracking img