Pereira neto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – 2 e 3O SEMESTRE - 2011

Disciplina: Remuneração Estratégica

Professor: Sidnei Donizete Terentim

Estudo de Caso

O Grupo Pereira Neto é um conglomerado empresarial, composto de várias unidades de negócios e por uma unidade corporativa (em atuação como holding), responsável pela gestão dos negócios do grupo. Ele é um dos mais importantes grupos empresariaisbrasileiros, mas é resultado da associação entre uma tradicional família empresarial brasileira com um banco de investimentos e também com um investidor internacional. Como resultado desta composição acionária o Grupo Pereira Neto não tem acionista majoritário, pois todos os membros têm a mesma participação acionária.

Sendo assim, as principais decisões de negócios são tomadas pelo Conselho deAdministração, após analisarem as propostas apresentadas. O Grupo passou por um processo de profissionalização da sua administração, sendo que as suas operações e presidência são comandadas por executivos contratados no mercado. Os proprietários só se envolvem com a gestão da empresa por intermédio do Conselho de Administração.

O foco dos negócios do grupo concentra-se na produção ecomercialização de produtos de vestuário e calçados, tanto no mercado interno como no mercado externo. Neste contexto, a estrutura de negócios do grupo é representada da seguinte forma:

I – DIVISÃO INDUSTRIAL

A Divisão Industrial é constituída pelas três plantas industriais do grupo. Responde pela fabricação dos produtos de artigo de vestuário e calçados. A fábrica de calçados fica localizada no interiordo Estado de São Paulo, enquanto que as fábricas de roupas ficam na cidade de Americana em São Paulo e a outra fica na cidade de Fortaleza no Ceará.

Do total da produção das fábricas do grupo, 60% são destinados à exportação, realizada pela Divisão de Trading. Os outros 40% ficam com a Divisão Comercial, que executa a venda direta ao consumidor por intermédio das lojas do grupo destinadas aopúbico de classe média e alta.

O grupo de funcionários das fábricas é basicamente composto por profissionais ligados à atividade industrial. Composto de operadores de máquinas, tecelões, modelistas e funcionários ligados à manutenção das máquinas. Também existe um pequeno grupo gerencial que coordena as suas operações.

Dentre as metas da Divisão Industrial encontramos a busca pela qualidade,que deve atender os padrões mundiais, bem como, o cumprimento rigoroso dos prazos de produção, para atender as demandas das lojas e o cronograma de embarque da produção para o exterior.

II – DIVISÃO COMERCIAL

A Divisão Comercial é responsável pela comercialização dos produtos do grupo no país. Para isso ele tem uma rede de lojas nas capitais dos estados do Sul e Sudeste do país. Além daslojas das capitais, o grupo possui lojas nas 5 cidades de maior poder aquisitivo no interior do estado de São Paulo. As lojas ficam localizadas nos principais shopping centers da região, e também algumas lojas de rua nos bairros mais nobres.

No atendimento das demais regiões do país, o grupo utiliza-se de uma rede autônoma de revendedores.

As lojas devem apresentar um atendimento impecável aosconsumidores, mas sem aquela situação de caça ao cliente dentro da loja e muito menos a disputa entre os vendedores, que devem ser muito discretos. A propósito, o quadro de pessoal é composto por vendedores e por líderes de grupos. Também nessa divisão existe uma pequena equipe gerencial que comanda as operações e estabelece a estratégia de condução dos negócios, localizada em São Paulo.

Dentreas suas metas podemos destacar o aumento da lucratividade das vendas, aumento do ticket médio e também diminuição nos prazos de pagamento e taxas de inadimplência. Não podemos esquecer que nesse tipo de comercialização também é fundamental considerarmos os resultados de satisfação do cliente.

III – DIVISÂO TRADING

A Divisão Trading fica localizada na cidade de São Paulo, juntamente...
tracking img