A escola publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A escola pública tem deixado de cumprir o seu papel na sociedade no que tange à formação integral dos alunos, principalmente no que se refere a “valores”, permitindo que a mídia – “uma das maiscontundentes formas de se propagar e exaltar a violência e a indisciplina” (Giancaterino, 2007, p. 15) – ocupe essa lacuna. Diante da falta de limites e de respeito dos adolescentes que a freqüentam, com afalência da autoridade não somente dos pais, mas também do professor e do diretor (Giancaterino, 2007), a escola pública muitas vezes tem agido de maneira errada quando acometida por problemas deviolência envolvendo alunos nela matriculados, ocorrências essas que se passam tanto no seu interior quando no seu espaço externo.

Recentemente (março de 2008), assistindo a um telejornal noturno,pude constatar, mais uma vez, tal fato: duas jovens alunas de uma escola pública (de classe média) espancaram uma outra aluna na frente do prédio escolar, provocando-lhe lesões por todo o corpo,necessitando ser levada a um pronto socorro. Em entrevista, o diretor afirmou que sua atitude comum é a de dar transferência para estudantes que praticam tais atos. Ou seja, juntamente com o aluno,“transfere” também o problema para outra escola. O diretor mostrou-se, assim, despreparado para a função, acompanhado de sua também despreparada equipe pedagógica e dos professores, que querem mais é ver taisalunos pelas costas.

Mas a falha, aqui, não é somente da equipe escolar. Cabe às secretarias de educação, sejam municipais ou estaduais, o desenvolvimento de políticas preventivas e de conscientização erecuperação de alunos que praticam tais atos. Eles precisam de ajuda, e não de punição; carecem de um acompanhamento psicológico, de amor, de um braço estendido para resgatar-lhes desse mundo deviolência no qual se afundam cada dia mais.

Na falta de um sistema competente que utilize “estratégias ativas desenvolvidas para prevenir problemas disciplinares” (Boynton, 2008, p. 7), a direção...
tracking img