Perdestinação x livre arbitrio

5580 palavras 23 páginas
Predestinação x Livre Arbítrio

Por: Julio Cezar
Brasil para Cristo - São Paulo Aqui exponho as teses de ambas as correntes. Começo falando da doutrina do que prega a teologia da predestinação e, logo abaixo, o que diz a Bíblia sobre o livre arbítrio.

A doutrina da Predestinação

Entraremos, neste momento, no maior ponto de discussão sobre o assunto salvação. Predestinação e livre arbítrio é um dos assuntos mais discutidos em toda a Teologia. Existem grandes teólogos que defendem tanto uma como outra posição. Aqueles que acreditam na doutrina da predestinação chamaremos de calvinistas, pois seguem o pensamento de João Calvino com relação à salvação, embora Agostinho, que viveu 11 séculos antes de Calvino, já pregava este Teologia. De acordo com esta doutrina, Deus já escolheu antes da fundação do mundo aqueles que vão se salvar. Aqueles que se perdem é porque Deus simplesmente os ignorou. Os calvinistas não acreditam que o homem se salve por livre arbítrio, mas sim porque Deus o escolheu. Aquele que está salvo jamais irá se perder, pois não tem mais livre arbítrio. Vejamos a declaração do Dr. Miguel Ângelo, PhD, um dos mais conhecidos defensores da doutrina da predestinação no Brasil:

“A predestinação é a escolha da parte de Deus, de pessoas que a Bíblia chama de Seu povo, os eleitos de Deus, para viverem a vida eterna e, aqui na Terra, desfrutarem das promessas do Senhor. A predestinação começou desde antes da fundação do mundo, por decisão exclusiva de Deus e não por mérito ou por escolha das pessoas, ou seja, ninguém decide ser cristão por livre arbítrio. O homem não tem nada para oferecer a Deus, para que possa aceitá-lo ou não – Deus é quem escolhe o homem. Mas os que ele rejeita nunca se converterão e não serão salvos. Marcos 4:12 “...para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não perceba; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que não venham a converter-se, e haja perdão para eles”.

Deus

Relacionados