Perdas pos colheita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
A semente – como meio de produção agrícola – continua a constituir um dos principais constrangimentos para o aumento dos rendimentos e produtividade dos campos em Moçambique.
O IIAM em coordenação com vários grupos interessados desde ONG’s, agências estatais, igrejas/escolas, privados até individuais tem desenvolvido acções de multiplicação de sementes das principais culturasalimentares sem, contudo, a grande maioria destes, estar abalizada e munida de instrumentos necessários para exercer tal actividade. Um desses instrumentos constitui as normas, regras e os procedimentos técnicos de produção, multiplicação e conservação (armazenamento) de sementes capazes de conferir e garantir a qualidade desejada à semente.
Numa altura em que o uso de pesticidas sinteticos naconservação de alimentos e no seu manuseamento tem sido contestado ao nível de todo mundo e seu custo é muito elevado facto que os camponeses de baixa renda não poderão ter o acesso para tratar os produtos nos celeiros para as épocas de maior excacez. Mais uma vez o presente trabalho mostrou que embora o actelic seja efectivo no controlo de pragas do armazem, os pesticidas orgânicos podem tambémcontrolar mesmas pragas sem custos adicionais aos camponeses e com menor risco intoxicação ao homem, com niveis aceitaveis de poder germinativo num periodo superior a seis Meses.

1.1. Objectivos gerais:
* Avaliar a qualidade e viabilidade dos silos Tethere com recurso aos pesticidas orgânicos para a conservação de semente local
1.2. Objectivos Especificos:
* Verificar a eficáciados silos Tethere no armazenamento de sementes locais.
* Testar a eficiência dos pesticidas orgânicos em comparação com o Actelic, pesticida sintetico, no combate de pragas pós-colheita.
* Verificar se os silos oferecem humidade relativa favoravel para manter o poder germinativo das sementes;
* Identificar as pincipais pragas e doenças que se desenvolvem nas diferentes culturas nossilos Tethere.
* Avaliar o nível de perdas pós-colheita dos silo Tethere;

1.3. Justificação
As instalações de armazenamento de pós-colheita tradicionais não conservam bem os excedentes de produção até as campanhas seguintes. Insectos, roedores, humidade e degradação da instalação frequentemente destroem os produtos criando perdas pós-colheita que variam de 40 à 45% dentro de seismeses. Nao obstante, cerca de 22% da população rural, fica sem alimentos durante dois meses por ano.
Como mecanismo de solucao do presente problema a Helvetas, uma ONG Suiça vocacionada a contribuir activamente e economicamente na melhoria das condioções de vida das pessoas socialmente desfavorecidas na Asia, Africa e America Latina, vem promovendo a mais de cinco anos os silos Tethere, umatechnologia de baixo custo, feito com material local e fácil para construir, que reduz as perdas pós-colheita. Dai a sua importância na difusão desta tecnologia nas comunidades camponesas, cuja a fonte de rendimento depende da sua produção familiar.

1. Matérias
Piri-piri (Capsicum frutescens)
Modo de preparar e maneira de mistruar:
Recolheu-se o piri-piri que depois foi seco bem e triturado comajuda de um almofariz e pilão (utensilio domestico local). O repelente preparado misturou-se com a semente da seguinte maneira: Colocou-se a semente no silo (50 kg) de seguida foi introduzido 20 gramas do pesticida com ajuda de um pau fez-se a mistura, depois introduzidos no silo os últimos 50 kg de semente e 20 gramas do pesticida seguindo o mesmo processo de mistura.
Quantidade:
A proporçãoentre a semente e o repelente orgânico é de 100 kg para duas rolhas de galão de 5 litros ou 20 gramas para cada 50 kg.

Pau-rosa (Caesalpina ferrea)
Modo de preparar e maneira de mistruar:
Para o caso do pau-rosa, a parte da planta usada é a semente. Esta semete, é colhida depois de ter atingido a maturação fisiológia, bem seca e normalmente é recolhida no chão. Depois de colhida foi moida...
tracking img