Pequenas e medias empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

As micro e pequenas empresas são um dos principais pilares de sustentação da economia brasileira, quer pela sua enorme capacidade geradora de empregos, quer pelo infindável número de estabelecimentos desconcentrados geograficamente. Em termos estatísticos, esse segmento empresarial representa 25% do Produto Interno Bruto (PIB)1, gera 14 milhões de empregos, ou seja, 60% do empregoformal no país, e constitui 99% dos 6 milhões de estabelecimentos formais existentes, respondendo ainda por 99,8% das empresas que são criadas a cada ano, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Ressalte-se que a potencialidade desse tipo de empreendimento ultrapassa as fronteiras do território nacional. Em 2001, 64% das firmas exportadoras brasileiras seenquadravam no padrão de micro e pequeno negócio. Essas firmas negociaram US$ 8 bilhões em vendas para o mercado externo, que representaram 12% das exportações nacionais, segundo dados da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (APEX). Diferentes fatores contribuem para a crescente participação desse tipo de empresa na economia brasileira:

• estudo recente elaborado pelo Banco Nacional deDesenvolvimento Econômico e Social (BNDES) mostra que parte da proliferação dos pequenos empreendimentos é resultado da globalização, já que este fenômeno exige que as grandes empresas, ao buscarem uma maior eficiência, terceirizem as atividades de apoio ao negócio principal;
• absorção de mão-de-obra demitida das grandes empresas em decorrência de avanços tecnológicos;
• constatação de gradualredução nas taxas de mortalidade de micro e pequenos estabelecimentos e uma expressiva taxa de natalidade de micronegócios;
• estruturas flexíveis que permitem responder melhor e mais rapidamente às crises econômicas;
• exigência da modernidade, que requer empresas mais enxutas, menores e com maior índice de produtividade;
• espírito empreendedor do brasileiro: o país está em 6o lugar entre os31 países mais empreendedores do mundo, segundo pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

1.0 A importância das Micro e Pequenas Empresas
Atualmente as empresas vêm enfrentando bruscas mudanças no mercado em que atuam, o que as leva à necessidade de evoluírem das práticas gerenciais existentes para uma abordagem contemporânea acerca de suas necessidades reais. Para isso, os gestoresprecisam conhecer os pontos fortes e fracos do ambiente interno e as oportunidades e ameaças externas de sua empresa para implementar ações que permitam o acompanhamento das novas tendências a fim de alcançar seus objetivos.
O crescimento de uma empresa depende dentre outros fatores do desenvolvimento de gestão eficaz e pró-ativa. Neste sentido, a gestão deve estar voltada não somente aresponder às mudanças de mercado, mas também a oferecer ao mercado um diferencial. Esse diferencial pode ser em preço, qualidade, inovação, agilidade, flexibilidade, atenção às pessoas e à sociedade.
A pequena empresa é de fundamental importância nesse contexto porque propicia o desenvolvimento econômico e social do país e da região onde atua. Se não receber incentivos necessários e orientações claras eseguras para gerir seus negócios, não sobrevive. São 4,5 milhões de estabelecimentos; 48 % da produção nacional; 98,5 % das empresas existentes no país; 95% das empresas do setor industrial; 99,1% das empresas do setor de comércio; 99% das empresas do setor de serviço e 21 % do Produto Interno Bruto (ou R$ 189 bilhões). “A competitividade para uma pequena empresa hoje é sobreviver num mercadode livre concorrência”.

2.0 Empregabilidade

Mais da metade dos empregos formais no Brasil se encontra nas micro e pequenas empresas. De acordo com o terceiro Anuário do Trabalho da Micro e Pequena Empresa (MPE), lançado em setembro de 2010 pelo Sebrae e o Dieese, dos 24,9 milhões de empregados formais, 52,3% (13 milhões de pessoas) trabalhavam nesse tipo de estabelecimento. O número de...
tracking img