Pequenas e medias empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PEQUENAS E MEDIAS EMPRESAS
As pequenas e médias empresas (conhecidas também pelo acrónimo PMEs) são empresas com caraterísticas distintivas, tendo uma dimensão com determinados limites deempregados e financeiros fixados pelos Estados ou Regiões administrativas. São agentes com lógicas, culturas, interesses e espírito empreendedor próprios.
As pequenas e médias empresas têm um importante papelna economia de todos os países. Os países da OCDE podem ter entre 70% e el 90% dos empregados a trabalhar neste tipo de empresas. As principais razões para a sua existência são:
Podem fornecerprodutos individualizados, em contraste com as grandes empresas, que se concentram em produtos mais estandardizados.
Servem de tecido auxiliar às grandes empresas. A maior parte das grandes empresasrecorrem a empresas subcontratadas de menor dimensão para realizar serviços ou operações que caso fossem feitas internamente resultariam em custos maiores.
Existem atividades produtivas onde é maisapropriado trabalhar com empresas pequenas, como por exemplo o caso das cooperativas agrícolas.
Vantagens e inconveniente
A maior vantagem de uma PME é a sua capacidade para mudar rapidamente a suaestrutura produtiva em reação às necessidades do mercado, o que é muito mais difícil numa grande empresa, com um grande número de empregados e grandes somas de capital investido. No entanto, o acesso amercados a mais específicos ou carteiras de clientes mais reduzidas aumentam o risco de destas empresas, pelo que é importante conseguirem aumentar o seu mercado e clientes.
Financiamento. As pequenasempresas têm mais dificuldade de encontrar financiamento com um custo e prazo adequados devido ao seu maior risco. Existem alternativas ao financiamento bancário clássico, como por exemplo o capital derisco.
Emprego. São empresas com muita rigidez laboral e com dificuldades para encontrar mão-de-obra especializada. A formação prévia do empregado é fundamental.
Tecnologia. Devido aos menores...
tracking img