Pentecostalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pentecostalismo: Racionalismo protestante e Misticismo popular católico

Resumo

O artigo destaca a idéia do misticismo com relação ao protestantismo e catolicismo, cita também a necessidadeque os protestantes sentiram de racionalizar os mitos e acabar com os ritos. Porem, a idéia de um discurso mais levado para o lado racional ocasiona-se no afastamento dos fieis para o sagrado. Uma vezque no protestantismo brasileiro o exílio do sagrado se deu quase em grau muito alto e foi preciso então uma reversão do processo, ou seja, introduzir de novo, na igreja movimentos místico,diminuindo assim o excesso de ideologia religiosa e mantendo os fies próximo do sagrado. Enfim o misticismo estará ligado a necessidade periódica do retorno do sagrado.

Palavras-chave:Misticismo,protestantismo ,racionalismo.

Introdução

Este trabalho vai falar que houve por parte dos protestantes, uma necessidade de racionalização do mito e a abolição progressiva do rito que se agregaram noCristianismo ao longo de sua historia. E assim produziram especialistas da argumentação em torno de verdades que, no confronto social, produzem o desconforto de duas verdades ,que é o racionalismo e omisticismo.Mas também o discurso não poderia ser apenas racional (lógico) é preciso manter a face religiosa então utilizam a técnica especial da alegoria . Segundo Mendonça (2002, p.238),O domínio dessa técnica por parte dos especialistas, detentores do saber religioso, afasta os fies do sagrado, pois arelação entre ambos é intermediada por um discurso que eles não dominam, uma vez que é produto do saber secreto da exegese, da hermenêutica e das línguas sagradas.
Podemos compreender então que estatécnica da alegoria vai servir para distancia o sagrado, uma vez que os fies não são familiarizado com interpretação muita complexa. No protestantismo brasileiro o afastamento do sagrado se deu em grau...
tracking img