Pentecostalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1618 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Pentecostalismo

Pentecostalismo é um movimento de renovação de dentro do cristianismo, que coloca ênfase especial em uma experiência direta e pessoal de Deus através do Batismo no Espírito Santo.
O termo Pentecostal é amplo, e inclui diferentes perspectivas teológicas e organizacionais. Não existe nenhuma organização central ou igreja que dirige o movimento. Os pentecostais podemser inseridos em mais de um grupo cristão.
A nomenclatura deriva do Pentecostes, um termo grego (pentekostos) que descreve a festa judaica das semanas, festa dos primeiros frutos da colheita. Ela é celebrada cinqüenta dias depois da Páscoa. No Brasil é comum os pentecostais se auto-identificarem com termo evangélico.
As igrejas pentecostais fazem alusão a este acontecimento como umsímbolo para todos os que se converteram ao cristianismo no dia de Pentecostes, seriam os primeiros frutos da colheita de uma grande parte dos milhões de almas.
Pentecostais tendem a ver que seu movimento reflete o mesmo tipo de poder espiritual, estilo de adoração e ensinamentos que foram encontrados na Igreja primitiva. Por este motivo, alguns pentecostais também usam otermo Apostólica ou Evangelho Pleno para descrever seu movimento.
A ênfase do pentecostalismo sobre o charisma o coloca dentro do cristianismo carismático, um enorme agrupamento de cristão que tem aceitado alguns ensinamentos pentecostais sobre o batismo no Espírito e dons espirituais. O pentecostalismo está teologicamente e historicamente próximo ao Movimento Carismático, influenciando tão significativamente omovimento, que às vezes os termos pentecostal ecarismático são usados indistintamente. Todo o movimento pentecostal no mundo inclui cerca de 588 milhões de pessoas.
O pentecostalismo nasceu do desejo de reavivar o elã religioso dos evangélicos que, no início do século XX, nos Estados Unidos e na Inglaterra, se separaram das Igrejas da Reforma, na crença da próxima vinda de Cristo e da necessidade dobatismo no Espírito Santo. Os pentecostais, no Brasil, são 75% dos protestantes, destacando-se a Assembléia de Deus, com cerca de 1,5 milhões de adeptos.
O movimento de renovação surgiu dentro do metodismo e das Igrejas Batistas, que, no século XVIII, através de John Wesley, quis renovar o episcopalismo ou anglicanismo e, no século XIX, surgiu, dentro do metodismo, um movimento derenovação, para o qual não bastava a conversão para a salvação, mas se fazia necessário o cristão passar por uma experiência religiosa profunda, denominada  batismo no Espírito Santo.
Iniciou, assim, o pentecostalismo nos Estados Unidos, considerando a glossolalia como sinal do Espírito Santo.
Em 1901, surgiu a primeira congregação pentecostal, nome advindo do desejo de reviver a experiência dePentecostes, como na origem do cristianismo. Os membros dessa congregação aspiravam a outros dons do Espírito Santo, entre  os quais o da cura de doentes, mediante a imposição das mãos e oração de bênção.
Os pentecostais criticam as Igrejas tradicionais, acusando-as de envolvidas com compromissos mundanos. Nas práticas religiosas, ocorre a comunicação direta com o Espírito Santo, o que geraêxtase espiritual, que leva os crentes a falar línguas estranhas como aconteceu aos apóstolos no Pentecostes. Seus líderes são escolhidos por suas qualidades, independentemente do nível de formação. Qualquer um, independentemente de sua posição  hierárquica, pode fazer o que faziam os discípulos de Cristo: curar, profetizar... Nas reuniões, o clima é de relatos, orações e ritmado bater-palmas comcânticos. Dão importância às experiências religiosas e à conversão.
Para os pentecostais, a verdadeira Igreja de Cristo é idêntica à do Pentecostes, com a mesma manifestação do Espírito Santo, com o dom das línguas e o poder de cura pela força milagrosa da oração.
O pentecostalismo brasileiro apresenta três ondas: 1ª onda pentecostal: Congregação Cristã (1910) e Assembléia de...
tracking img