Direito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APAC
A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE
A APAC somente poderá existir com a participação da comunidade, pois compete a esta a grande tarefa de organizada, introduzir o Método nas prisões. Sem que se tenha uma equipe preparada através dos cursos que devem ser ministrados com antecedência, não se pode pensar em revolucionar o Sistema Penitenciário na busca de resultados positivos, como alento eesperança a todos. Buscar espaços nas Igrejas, jornais, emissoras, etc., para difundir o projeto que se pretende instituir na cidade para romper as barreiras do preconceito, é condição indispensável para aglutinar as forças vivas da sociedade.
O RECUPERANDO AJUDANDO O RECUPERANDO
É preciso investir o tempo todo para desenvolver o sentimento de ajuda mútua e colaboração do recuperando para com orecuperando. Despertá-los para os valores, sobretudo sobre a necessidade de que um precisa ajudar o outro, porque o ser humano nasce para viver em comunidade. Acudir o irmão que está doente, ajudar os mais idosos, atendendo no corredor do presídio, na copa, na cantina, na farmácia, na secretaria, etc. O sentido de ajuda é muito salutar e devolve ao recuperando muita tranqüilidade, pois à medida que elecoopera, terá um retorno de ajuda.
Através da representação de cela, e da constituição do CSS – Conselho de Sinceridade e Solidariedade, composto tão somente de recuperandos, se buscará a cooperação dos condenados para a melhora da disciplina, da segurança do presídio, a busca de soluções práticas, simples e econômicas para os problemas e os anseios da população prisional.
O TRABALHO
Existemmuitas pessoas que pensam que o trabalho tão somente recupera o ser humano. Mas isto não é verdade.
O trabalho deve fazer parte do contexto, parte da proposta, mas não deve ser o elemento fundamental da proposta, pois somente o trabalho, não é suficiente para recuperá-lo.
No Método APAC, o regime fechado é o tempo para a recuperação, o semi-aberto para a profissionalização, e o aberto, para ainserção social. Neste sentido o trabalho aplicado em cada um dos regimes, deverá ser de acordo com a finalidade proposta.
Não se pode perder de vista, que se não houver uma reciclagem dos valores, se não melhorar sua auto-imagem, se não fizer com que o cidadão que cumpre pena se descubra, se conheça e enxergue seus méritos, nada terá sentido. Se não ajudar o recuperando a perceber-se como filho deDeus, como cidadão igual a qualquer outro cidadão, com as mesmas possibilidades de caminhar, de vencer e de ser feliz, não adianta dar serviço ou forçar o trabalho, porque ele vai ser um eterno revoltado. Então, é possível que na primeira oportunidade de rebelião vá colocar fogo nas máquinas, nas oficinas de trabalho, etc.
Vale lembrar que o índice de reincidência a nível internacional gira em tornode 70%, mesmo nos países que buscaram nas prisões privadas a solução. Isto confirma a convicção de que somente o trabalho não é suficiente para recuperar o ser humano.
A RELIGIÃO E A IMPORTÂNCIA DE SE FAZER A EXPERIÊNCIA DE DEUS
Outro equívoco que ocorre com grande freqüência na abordagem de recuperação de presos além do trabalho, é julgar que a religião seja suficiente para preparar o presopara seu retorno na sociedade. Vale dizer, que é possível encontrar em praticamente todos os estabelecimentos prisionais grupos religiosos de diferentes credos e, no entanto, o índice de reincidência no país continuar alarmante, oscilando entre 75% a 80%.
O que ocorre, via de regra, é que sob o manto da religião o preso mascara, negocia, dissemina o que passa em seu interior, com o objetivo clarode levar vantagens junto aos grupos religiosos que ali aparece.
A religião é fundamentalmente para a recuperação do preso, a experiência de amar e ser amado desde que pautada pela ética, e dentro de um conjunto de propostas onde a reciclagem dos próprios valores leve o recuperando a concluir que Deus é o grande companheiro, o amigo que não falha. Então Deus surge como uma necessidade, que...
tracking img