Pensando em uma escola de qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PENSANDO EM UMA ESCOLA DE QUALIDADE


Ao se pensar em uma escola de qualidade, precisamos entender que a escola é uma instituição que faz parte de um sistema aberto, sendo assim, ela envolvevários indivíduos, tais como: profissionais, servidores, alunos e suas famílias e não podemos esquecer da comunidade que a cerca.

Uma escola de qualidade necessita de um espaço físico adequado,prático, funcional e agradável. Além disso, é fundamental que esta instituição tenha uma equipe de profissionais voltados para um objetivo comum.
O objetivo comum da escola deve estar voltado para osalunos, promovendo seu desenvolvimento intelectual, cultural e social, além de formar estes alunos em cidadãos capazes de produzir suas próprias opiniões e de criticar, questionar.

Éfundamental que a equipe de profissionais da escola tenha ética, técnica e cidadania, pois só assim será possível fazer com que este sistema funcione com qualidade.

Para o funcionamento adequado estesistema é necessário um líder, um gestor competente que lidera sua equipe com a participação de todos, pois aquele que não participa, não tem comprometimento. Além disso, este líder tem que ser justo,imparcial, flexível, humilde, honesto, sensato, sensível e ao mesmo tempo enérgico.


Esta equipe deve entender que a escola é um sistema aberto, onde deve haver a interação de todos. As funções(administrativas, burocráticas, pedagógicas, orientação e supervisão) devem ser divididas e cada componente deste sistema tem que ter consciência do seu valor e desempenhar suas funções comcomprometimento e dedicação, pois a função de todos os funcionários, desde o porteiro, faxineiro, aos professores, e diretores é de EDUCAR.

Os professores, por estar mais ligados aos alunos, estes têm alémda missão de ensinar, transmitir conhecimentos, devem estar sensíveis e observar seus alunos, pois muitas vezes, são os professores que descobrem possíveis conflitos e problemas familiares dos...
tracking img