Pensamento kenesiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE ECONOMIA E GESTAO DE PORTOS

CONOMIA POLÍTICA

IMPLICACÕES DAS POLITICAS

ECONOMICAS DO PENSAMENTO KEYNESIANO

DISCENTES: Alfeu Gemo; Bonifácio Nhantumbo; Filipe M. Chitofo; Josimar Sidat
Lazaro Ueiua; Túlio Almeida

Maputo, aos 28 de Outubro de 2011

INDICE
Introdução……………………………………………………………………………….…….2
Origem e envolução da teoria keynesiana(1883-1946)……………………………..………..3
Contribuições teóricas…............................................................................................................5
Microeconomia…………………………………………………..……………..…….5
Macroeconomia………………………………………………………………..………5
Keynes e política económica………………………………………………...………..6
Investimento e expectativas……………………………………………..……………7
Pensamentokeynesiano……………………………………………………..………………..9
Resumo………………………………………………………………………………………10
Bibliografia..............................................................................................................................11

INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda aspectos relacionados a implementação política e económica Keynesiana. A teoria Keynesiana deriva de John Maynard Keynes, em particulardo seu livro A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda (1936), que deu início à macroeconomia como um campo de estudo distinto. Com os vários conflitos seguindo-se primeiramente a inflação, a instabilidade da taxa de câmbio e os desequilíbrios do balanço de pagamentos, e mais tarde pela deflação e desemprego em massa em escala internacional levou o Keynese a fazer um estudo específico sobre aeconomia política na óptica de micro economia e macroeconomia. Para melhor desenvolver o trabalho os autores recorreram à seguintes temas: Origem e evolução da teoria keynesiana, Contribuições teóricas (Micro e Macroeconomia, Política económica e Investimento e expectativas) e Pensamento Keynesiano.
Após a leitura deste trabalho os autores asseguram ao leitor a capacidade de analise e emitir umparecer económico no que tange a relação entre a demanda e a capacidade de compra tendo em foco o rendimento, a intervenção do Estado na economia.
Keynese e Thomas Malthus recusão a lei de Say (que resumiu como : "a oferta cria sua própria demanda") nisto a Ideia Keynesiana desperta uma outra visão o “ultruísmo” invocando a intervenção do Estado na economia.
Importa porem salientar que de acordocom Keynes o Estado tinha um papel importante, referindo ele que a mais importante Agenda do Estado não está relacionada às atividades que os indivíduos particularmente já realizam, mas às funções que estão fora do âmbito individual, àquelas decisões que ninguém adopta se o Estado não o faz.
Para a realização do trabalho os autores recorreram a consulta a varias bibliografias, a internet e aoestudo de campo, este trabalho foi elaborado numa linguagem simples de modo a permitir a compressão do leitor no geral.

ORIGEM E ENVOLUÇÃO DA TEORIA KEYNESIANA (1883-1946)
A economia keynesiana deriva de John Maynard Keynes, em particular do seu livro A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda (1936), que deu início à macroeconomia como um campo de estudo distinto. O livro foca nosdeterminantes da renda nacional no curto prazo, em que os preços são relativamente inflexíveis. Keynes tentou explicar com riqueza de detalhes teóricos por que o alto desemprego poderia não ser auto-corrigido devido a baixa "demanda efectiva" e por que mesmo a flexibilidade dos preços e a política monetária pode não ser suficiente para corrigir a situação. Expressão como "revolucionário" foram aplicadas aolivro devido ao seu impacto na análise económica.
A economia keynesiana teve dois sucessores. A economia pós-keynesiana também se concentra na rigidez e nos processos de ajustes macroeconómicos. Pesquisa a respeito dos micro fundamentos para os seus modelos é tida como baseada em práticas da vida real e não simplesmente em modelos optimizadores é geralmente associada à Universidade de...
tracking img