Pensamento filosofico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Portfólio: Filosofia da ciência

O pensamento filosófico no decorrer do tempo evoluiu com uma sucessão contínua de instantes, momentos, fases, períodos, épocas quese somaram uns aos outros.
Popper afirma que a mudança cientifica é uma consequência da concepção da verdade como coerência teórica. Desta forma vimos que através deum novo modo de pensar as problemáticas do domínio estremado sobre a natureza em relação às fundamentações da ciência moderna gerando em nossas vidas a duvida, ainsegurança diante do futuro, o medo da não sobrevivência.
Conforme Bazzo:
O que se pretende, na realidade, é alcançar uma compreensão cada vez mais sofisticada dosmecanismos internos e externos da ciência e da tecnologia e, por extensão, da engenharia, situando tal compreensão no contexto de uma interpretação de ambas, ciência etecnologia, como processos sociais. Isto precisa ser feito verificando-se, em algumas situações, o caráter ambiental e socialmente destrutivo de muitas das atividadesinerentes a estes processos. Neste objetivo é preciso reconhecer, como essencial para a própria sobrevivência da ciência e da tecnologia, os danos causados pela suautilização, e não apenas mini valorizá-los como efeitos secundários ou consequências não previstas¹.
Nietzsche soube como ninguém retratar o momento que vivemos ao longode nossa vida, quando se refere a sermos náufragos ansiando por terra firme em nossos pés, dentro deste universo de incertezas em que estamos, mortais que em sonhos evidas brincam de ser DEUS.....

¹ Ciência, Tecnologia e Sociedade. E o contexto da educação tecnológica.
Walter Antonio Bazzo. http://www.oei.es/salactsi/bazzo03.htm
tracking img