Pensamento dialetico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1043 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Explique, por meio de um texto, os procedimentos do pensamento dialético diante de uma totalidade a ser estudada.

O início do processo de conhecimento incide na definição ao objeto, ou da totalidade-realidade a ser estudada. Definindo o objetivo, deve-se passar à construção de um processo de formulações teóricas a seu respeito , ou seja ,ao estudo do objeto até suasdeterminações mais simples, o que conduziria à compreensão de suas partes constituintes,esse passo levaria à conquista do entendimento, por parte daquele que estuda ,da totalidade real do objeto de estudo,em seguida , faz-se necessário realizar uma volta ao objeto inicial,nesse retorno,o objeto já não seria o mesmo do inicio do estudo,pois ele estaria agora compreendido em sua totalidade,configurando,portantooutro objeto,embora ainda fosse,simultaneamente,o mesmo do inicio do estudo,o que faria o estudioso buscar um novo ponto de partida,determinante para o avanço do processo de construção do conhecimento.

2- Defina, com argumentos próprios, o conceito de materialismo histórico.
É a explicação da história das sociedadeshumanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos.
A sociedade é comparada a um edifício no qual as fundações, a infra-estrutura, seriam representadas pelas forças econômicas, enquanto o edifício em si, a superestrutura, representaria as idéias, costumes, instituições (políticas, religiosas, jurídicas, etc).

3- Marx, em Uma de suas frasessignificativas, disse que “até então os filósofos sempre tinham tentado interpretar o mundo em vez de tentar modificá-lo”. A partir dessa afirmação, defina: qual foi o objetivo de Marx em propor uma teoria que pode ser chamada de “filosofia de ação”?

O objetivo era mostrar que a base da organização social eram as forças econômicas de troca, distribuição e consumo.
4- Marx compreende que quandoo homem altera a natureza, ele também se altera. Isso quer dizer que,quando o homem trabalha,ele interfere na natureza e deixa nela suas marcas, mas neste processo de trabalho também a natureza interfere no homem, deixando marcas em sua consciência. Defina por que a reflexão sobre o trabalho foi central na construção do pensamento de Marx.

Porque são os níveis do trabalho que determinam oCapitalismo

5- O princípio da inversão é elemento constitutivo fundamental do conceito de ideologia, na concepção de Marx e Engels. Explique esse conceito e estabeleça uma relação entre ideologia e cultura.

Esse princípio expressa a idéia de inversão da realidade, em uma das passagens desse livro (ideologia alemã) eles sustentam que o sistema de idéias de uma classe dominante configura oconjunto das idéias dominantes em cada época: ou, dito em outros termos, a classe que exerce poder material dominante na sociedade é , ao mesmo tempo, seu poder espiritual dominante.a classe que tem à sua disposição os meios para a produção material dispõe,com isso ao mesmo tempo,dois meios para a produção espiritual,o que faz com que se lhe submetam,no tempo próprio,por fim médio,as idéias dosque carecem dos meios necessários para produzir espiritualmente.esse sistema de idéias dominantes constitui, assim a ideologia, a relação entre a ideologia é que o princípio da inversão demonstra que as ideologias da classe dominante inverte o verdadeiro sentido da realidade, misturando as manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização,como definição doque é certo nas sociedades, usando ingenuidade de uma classe que não tem nem uma formação ideológica,para suplantar (impreguinar seus interesses de classe dominante).

6- Explique o que Karl Marx pretendeu ao vincular a relação indivíduo- sociedade às relações de produção.

Esses parâmetros fundamentaram a visão marxista sobre a organização da estrutura social, delimitando-a, em...
tracking img