Pendulo simples e empuxo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRÓ- REITORIA ACADÊMICA
ESCOLA DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA: PÊNDULO SIMPLES E EMPUXO.
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À TERMODINÂMICA, VIBRAÇÕES E FLUIDOS.



Componentes do Grupo: Anderson dos Anjos.
Ledêson da Cruz Menezes.
Luiz Eduardo Fradera Gonçalves.
Petrônio dos Anjos Gato.
Rafael Melo Freire.

Turma: CVT02S2
Data derealização da experiência: 04 de novembro de 2011(Unidade9)

MANAUS

2011

ANDERSON DOS ANJOS.
LEDÊSON DA CRUZ MENEZES.
LUIZ EDUARDO FRADERA GONÇALVES.
PETRÔNIO DOS ANJOS GATO.
RAFAEL MELO FREIRE

RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIA: PÊNDULO SIMPLES E EMPUXO.

Experiência realizada sobre Pêndulo Simples e Empuxo, como requisito parcial para obtenção da média da disciplina: Introdução àTermodinâmica, Vibrações e Fluidos.

Professor: Delmar Léda de Ataide.


MANAUS

2011

RESUMOUm pêndulo é largado de uma determinada altura, medindo-se a sua velocidade linear quando passa pela posição mais baixa. Este procedimento é repetido para diferentes alturas. Os dados assim obtidos são processados de modo a verificar a conservação da energia mecânica do sistema e a calcular o valorda aceleração gravitacional.
O trabalho apresentado a seguir fornece também resultados práticos da relação entre empuxo e natureza do líquido a submergir um dado objeto, relacionada com a teoria do princípio de Arquimedes que defende a idéia do módulo do empuxo ser igual ao peso do volume de líquido deslocado.

Palavras chave: Empuxo; Pêndulo; Oscilação; Amplitude.

1 INTRODUÇÃO

Um pênduloé um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
Existem inúmeros pêndulos estudados por físicos, já que estes o descrevem como um objeto de fácil previsão de movimentos e que possibilitou inúmeros avanços tecnológicos, alguns deles são os pêndulos físicos, de torção, cônicos, deFoucalt, duplos, espirais, de Karter e invertidos. Mas o modelo mais simples, e que tem maior utilização é o Pêndulo Simples.
Quando tentamos afundar uma bola de plástico num líquido verificamos que, quanto mais a bola afundar nele, maior será a força de resistência, isto é, maior a dificuldade oferecida pelo líquido.
Se levarmos a bola até o fundo e a soltarmos, veremos que a bola sobe rapidamente.Isto ocorre porque o líquido exerce sobre a bola uma força vertical de baixo para cima denominada empuxo ( E ). O empuxo representa a força resultante do líquido sobre a bola.

2 OBJETIVOS
Este relatório tem como fim proporcionar resultados para diferentes situações na utilização do pendulo simples e de empuxo:
-Realizar experiência quantitativa do movimento de um pêndulo simples
-Medir aaceleração da gravidade utilizando um pêndulo simples
-Obter o valor da aceleração da gravidade utilizando outro método
-Determinar o período, a freqüência, a velocidade angular, a aceleração centrípeta do pêndulo simples
-Comparar a realização do empuxo no liquido e quando livre.
-Medir peso real e peso aparente
-Determinar direção e sentido

3 INTRODUÇÃO TEÓRICA.
O pêndulo simples é umsistema mecânico ideal constituído de uma partícula de massa m suspensa por um fio inextensível e sem massa de comprimento L, conforme mostrado na figura. Quando o pêndulo está em repouso, as duas forças que agem sobre a partícula, o seu peso (m g) e a tensão aplicada pelo fio, se equilibram. Porém, se o pêndulo for afastado de sua posição de equilíbrio, de modo que a direção do fio faça um ânguloθ com a vertical, o componente do peso perpendicular ao fio, de intensidade mgsenθ, agirá no sentido de restaurar o equilíbrio, fazendo o pêndulo oscilar.
Uma vez que o pêndulo simples é um sistema mecânico caracterizado apenas pelos parâmetros L e m, pode-se investigar como eles afetam o período (T) de oscilação do pêndulo. Além disso, outro fator que pode afetar o período do pêndulo é a...
tracking img