Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário





Objetivo……………………………………………………………………03

Apresentação…..…………………………………………….…………..04

Experimento I……………………………………………………………..05

Experimento II .…………………………………………………………..08

Experimento III …………………………………………………………..11

Experimento IV …………………………………………………………..14

Experimento V .…………………………………………………………..16

Experimento VI.…………………………………………………………..19

Bibliografia...……………………………………………………………..22













OBJETIVO



Este relatório técnico foi desenvolvido para orientar qualquer estudante, que em posse deste relatório venha a realizar as mesmas experiências por mim realizadas no laboratório de Física Experimental ll e venha a obter os mesmos valores ou próximos obtidos nestes experimentos aqui contidos e comparar com os obtidos nos cálculos teóricos.APRESENTAÇÃO



Sou o Aluno, Eraldo Monteiro da Silva Júnior, Matricula: 201002045151, estudante do 3º Período B do curso Engenharia de Produção, turno da Noite, da Instituição de ensino Estácio-Fir, e venho relatar as experiências realizadas na disciplina de Física Experimental II, no laboratório de Fisica, campus Recife no ano de 2011.2realizadas por mim e supervisionadas pelo professor Marco Luna.

Neste relatório, vamos abordar conceitos relacionados à Mecânica dos Fluidos (Pressão, Densidade, Volume, Empuxo e Pêndulo Simples).



























1(Experimento I

Comprovação Experimental do Princípio de Arquimedes e

Comprovação do Empuxo

1.1( Objetivo:

• Verificar a presença doempuxo em função da aparente diminuição da força peso de um corpo submerso num líquido;

• Verificar, experimentalmente a dependência do empuxo em função do volume do líquido deslocado e da densidade do líquido.

1.2( Materiais necessários para o experimento:

• 1 dinamômetro tubular de 2N (Figura 3);

• 1 cilindro de Arquimedes (Figura 1)

• 1 suporte com haste, tripé e sapata niveladoras(Figura 1);

• 1 seringa de 20 ml (sem agulha)(Figura 2);

• 1 béquer com 250 ml de água (Figura 2)

[pic] [pic]

Figura 1 Figura 2



[pic]

Figura 3

Observações: Inicialmente verifiquemos o “zero” do dinamômetro e, caso necessário deveremos executar a correção, fazendo ozeramento inicial (ajuste do zero) na posição em que o dinamômetro será utilizado, (vertical, horizontal ou inclinado). Neste experimento ele será usado na posição vertical.

1.3( Embasamento teórico

Fluido: Entende-se por fluido aquilo que escoa como um líquido, ou que se expande, como um gás.

Empuxo: É a força hidrostática resultante exercida por um fluido (líquido ou gás) em condiçõeshidrostáticas sobre um corpo que nele esteja imerso.

Força peso: é a força gravitacional sofrida por este objeto em virtude da atração gravitacional nele exercida por um outro corpo massivo

1.4(Métodos e resultados do experimento

1.4.1( Retire lentamente o êmbolo de dentro do cilindro de Arquimedes (Figura 2) e comente o que ocorre considerando o princípio da impenetrabilidade da matéria.Verifique se o volume externo do êmbolo é igual ao volume interno do recipiente;

Resultado: Sim, observamos que o volume externo do êmbolo é igual ao volume interno do recipiente, e outra forma de ter a certeza desta afirmação seria medir os diâmetros Interno do cilindro e do êmbolo, suas alturas e assim calcula seu volume.

Volcil = π * R2 * h

1.4.2( Verifique o peso do conjunto formado pelocilindro com êmbolo.

Resultado: 0,83N

1.4.3( Dependure o êmbolo na parte inferior do cilindro e ambos ao dinamômetro. Ajustar a sustentação de modo que o êmbolo quando dependurado, fique a uns três milímetros da mesa.

Resultado: Feito, Ok!

1.4.4( Mergulhe o êmbolo no béquer com água (líquido A) e anote o valor lido como PACJDL : “peso aparente do conjunto dentro do...
tracking img