Pena de morte nos eua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pena de morte nos Estados Unidos da América



Introdução


Na antiguidade, a pena de morte era muito aplicada em várias partes do mundo. Porém na sociedade atual, esse assunto é polêmico pois desperta opiniões contrárias. Há quem seja contra por achar que essa punição vai contra os direitos humanos, e há quem seja a favor, alegando que seja uma forma de evitar novos crimes e queseja o modo correto de punir assassinos.
Dentre os países com sistemas políticos democráticos, os Estados Unidos e o Japão são os únicos que efetivamente aplicam a pena de morte. Em países como a China e o Irã e a maior parte do Oriente Médio, a pena de morte é aplicada com frequência.
O assunto desse trabalho é a utilização da pena de morte no país mais poderoso do mundo: os EstadosUnidos da América. Um país muito moderno e com um sistema político democrático, mas que mantém uma tática tão medieval de punição.




Pena de morte nos dias de hoje


A pena de morte encontra-se abolida para todos os crimes em quase todos os países da Europa e da Oceania. Na América do Norte, foi abolida no Canadá e no México e em algumas zonas dos Estados Unidos. Na América doSul, países como o Brasil, o Chile e o Peru ainda mantém a pena de morte para alguns crimes, mas estes estão completamente fora da realidade do cotidiano dos cidadãos, como, por exemplo, traição em tempos de guerra. Trinta e três estados dos Estados Unidos, a Guatemala e a maior parte do Caribe, da Ásia e da África ainda mantêm a pena de morte para crimes comuns. O caso de alguns países é bastantepeculiar, pois legalmente mantêm a pena de morte, mas já não executam ninguém há bastante tempo.
A pena de morte é atualmente uma forma de punição muito controversa. Os que lhe são favoráveis dizem que é eficaz na prevenção de futuros crimes e adequada como punição para assassinatos, eliminando a ameaça que para a sociedade representa quem não respeita a vida alheia. Os opositores dizem quenão é aplicada de forma eficaz e que, como consequência, são anualmente executados vários inocentes.
Dentro da polêmica sobre a pena de morte, surge outra polêmica: a execução de menores de idade. Dentre os países que tem pena de morte, apenas cinco deles executam menores de idade: Irã, Paquistão, Sudão, Iêmen e Arábia Saudita.
Na última década mais de três países por ano, emmédia, têm abolido a pena de morte para todos os crimes. Uma vez abolida, a pena de morte raramente é reintroduzida. Desde 1990, mais de 35 países aboliram a pena de morte oficialmente ou, tendo-a anteriormente abolido para a maior parte dos crimes, decidiram aboli-la para todos os crimes.




Métodos de execução



Dentre os métodos de execução utilizados, pode-se destacar:Afogamento - O condenado é afogado.


Arrancamento - Os quatro membros são arrancados do corpo.


Degola - Corta-se a garganta ao condenado.


Empalação - Um pau pontiagudo penetra pelo orifício anal do condenado, até à boca, peito ou costas.


Enfossamento - O condenado é lançado para um buraco e tapado com terra.


Esfolamento- Mata-se a vítima tirando-lhe a pele.


Esmagamento - O corpo é total ou parcialmente sujeito a uma forte pressão, quebrando os ossos e esmagando órgãos.


Flechas - Arqueiros atingem o condenado com flechas.


Fogueira - O condenado é queimado vivo.


Inanição - O condenado é deixado, de alguma forma, ao abandono e sem alimentos.


Perfuraçãodo ventre - Consiste em furar o ventre.


Precipitação - O corpo é lançado de um monte.


Retalhamento - Cortam-se partes do corpo do condenado, até o matar.


Roda - Depois de atado a uma roda, o condenado é vítima de golpes.


Vergastação - O condenado é chicoteado até à morte.




Ainda podemos destacar alguns instrumentos de execução,...
tracking img