Materia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia
Data: 21-02-2013
Prova: 6,0
Trabalhos avaliativos totalizando 4,2 pontos (0,7 por 6 trabalhos)
Datas do trabalho: 28/02 a 01/03 ; 07/03 a 08/03; 14/03 a 15/03 21/03 a 22/03 ; 01/04 a 05/04 e 11/04 a 12/04.
Bibliografia: Fundamentos de economia. Marco Antonio s. Vasconcellos e Manoel Garcia (Capitulos 1,3,8 e 14)
Economia OIKOS (Casa) Nomos (Norma- Lei)
Necessidade IlimitadaRecursos Limitados
*Economia administra recursos (humanos, administrativos financeiros) escassos, com objetivo de produzir bens e serviços, além de distribui-los para seu consumo entre os membros da sociedade.
Data: 22-02-2013
Em síntese...
Microeconomia: Objeto limitado ao universo especifico.
Macroeconomia: Oferta chamada, princípios gerais sem universo delimitado.Mercantilismo: 6 das navegações , decisões com o rei, interferência politica absoluta na economia, acumulação de metais (ouro e prata).
Escola Classica: Adam Smith, liberalismo. Estado mínimo, livre concorrência regula o mercado, disputa e preços... mais baixos. A mão invisível.
Interesses individuais geram bens coletivos. Se deixar atuar a livre concorrência uma mao invisível levaria a sociedadea perfeição.
O Estado não deve interferir na economia.
Teoria Keynesiana: Para sair da crise o governo precisa investir em construção civil. O governo interfere na Economia, principal por meio de gastos políticos a fim de gerar bem estar a população.
Teoria Neoclássica: Compreende a maioria dos paradigmas clássicos e aprimorar os outros. Acreditem que o Estado não deve interferir, apenasregular.
Conceito de Economia: É a ciência social que estuda como o individuo e a sociedade decidem empregos recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, a fim de satisfazer as necessidades humanas, que são ilimitadas.
Problemas Economicos Fundamentais:
1) O que e quanto produzir?
2) Como produzir? Para quem produzir?
Sistemas Economicos: Podem ser definidos como a formapolitica, social e econômica pela qual esta organizada uma sociedade. Os sistemas econômicos são classificados em:
Capitalista: Economia de mercado regido por e pelo mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção.
Socialista: Economia centralizada, ou ainda, planificada. Nesse sistema, as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgãocentral de planejamentos, predominando a propriedade publica dos fatores de produção.

Exercicio
Por que os problemas econômicos fundamentais originam-se de escassez de recursos de produção?
- Os problemas econômicos fundamentais surgem do desiquilíbrio entre as necessidades / desejos de consumo e a quantidade de recurso (naturais, humanos e financeiros) disponíveis.
Assim sendo, a economiasurge como alternativa para administrar da melhor forma possível os recursos de forma a atender os anseios, desejos e necessidades do maior numero possível de pessoas, em síntese, os problemas nascem de finitude dos recursos.

Data: 28-02-2013
Curva de Possibilidade de produção ou Curva de Transformação
- Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dosfatores de produção; Nesse modelo, não existe capacidade ociosa.
Devido a escassez de recursos a produção total de um país possui um limite máximo, chamado de pleno emprego ( todos os trabalhadores que querem trabalhar estão empregados e não há capacidade ociosa.

GRAFICO

* Custo de Oportunidade: Optar deixar de fazer algo para fazer outro estritamente econômico.
* São custos associados asoportunidades perdidas quando os recursos de uma empresa não são utilizados de forma que produza o maior valor possível.
* A transferência dos fatores de produção de um bem x para um bem X implica necessariamente em um custo de oportunidade.

Data: 01-03-2013

Causas de aumento de produção:
1) Tecnologia: Melhor aproveitamento dos recursos já existentes
2) Aumento dos Recursos...
tracking img