Pediatria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A reabilitação do deficiente auditivo visando qualidade de vida e inclusão social

The rehabilitation of subjects having hearing impaired aiming at quality of life and social inclusion

RESUMO: O presente artigo origina-se da experiência prática de três fonoaudiólogas que trabalham na reabilitação de pacientes surdos. O caminho para refletir a respeito dessa questão consta da descrição dosgraus das perdas auditivas e dos aspectos relevantes no diagnóstico da deficiência auditiva, refletindo as questões emocionais da família que interferem na reabilitação, as abordagens terapêuticas utilizadas com estes pacientes, a escolarização e seus aspectos legais. Esses assuntos são fundamentais de serem considerados no processo de reabilitação dos surdos, visando uma melhor qualidade de vidapara esses sujeitos, ampliando suas possibilidades e a efetividade de sua real inclusão social.

DESCRITORES: Surdez –reabilitação,Inclusão social, Escolarização

ABSTRACT: The present article comes from the practical experience of three phonoaudiologists who work in deaf patients’ rehabilitation. The way to reflect on this question consists of the description of the degrees of auditory lossesand the relevant aspects in auditory deficiency diagnosis, taking into account the family emotional difficulties that intervene with the rehabilitation, the therapeutic approach used with these patients, schooling and legal aspects. It is crucial to consider these factors in deaf people’s rehabilitation process, aiming at a better quality of life for these subjects, broadening their possibilitiesand the effectiveness of their real social inclusion.

KEYWORDS: Deafness- rehabilitation, Social inclusion, Schooling


Soraya Abbes Clapés Margall
Fonoaudióloga. Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP. Professora Titular I do Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário São Camilo. sorayamargall@terra.com.br

Márcia Honora
Fonoaudióloga. Mestre em Educação pelaUNICID/SP.

Ana Lúcia Albernás Carlovich
Fonoaudióloga com Aprimoramento em Audiologia Educacional pela Santa Casa/SP. Fonoaudióloga responsável pelo Setor de Autismo Infantil e Surdocegueira da Fundação Municipal Anne Sullivan
.

Introdução

A Organização Mundial da Saúde estima que em torno de 10% da população, em qualquer parte do mundo, têm necessidades especiais de diversas ordens:visuais, auditivas, físicas, mentais, múltiplas, distúrbios de conduta e também superdotação ou altas habilidades. Ressalva, que este índice é estimado para “tempos de paz” e que tal porcentagem poderá ser maior nas regiões em conflito armado ou afetadas por condições adversas, como a miséria, a fome, doenças incapacitantes e desastres naturais.

No Brasil, os números coletados pelo IBGE (InstitutoBrasileiro de Geografia e Estatística) no Censo de 2000 indicam que 14,5% da população é portadora de deficiência, englobando quase 25 milhões de pessoas em 2004. O estado de São Paulo apresenta um índice de 11,3% de pessoas portadoras de deficiência, sendo a menor taxa nacional, contrapondo com o estado da Paraíba com 18,8% de pessoas portadoras de deficiência.

Segundo o Censo de 2000, no Brasilexistem cerca de 5,7 milhões de surdos, e a causa da deficiência auditiva em cerca de 70% é a rubéola contraída pela mãe no primeiro trimestre de gravidez, o que poderia ser evitado com campanhas de vacinação para mulheres em idade fértil.

Considerações sobre a deficiência auditiva

A implicação de uma perda auditiva no desenvolvimento global de uma criança é grande

Ao nascer, o bebê temseu mecanismo auditivo totalmente formado e poderá detectar todos os sons audíveis ao ouvido humano; as experiências sonoras vão ocorrendo e os sons vão adquirindo significado (Balieiro & Ficker, 1997).

Pelo fato de não ouvirem desde o nascimento, ou muito precocemente, os surdos apresentam importante atraso no desenvolvimento, uma vez que a inserção no mundo sonoro e as experiências auditivas...
tracking img