Pediatria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 57 (14175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
5. ACÇÕES EXÓGENAS SOBRE A PELE Agentes biológicos. Simbiose, infecção e infestação Descontaminação microbiológica Acidentes de exposição ao sangue Infecção hospitalar (nosocomial) Piodermites Viroses cutâneas Micoses Infestações por parasitas animais Doenças por transmissão sexual (venéreas) Agentes físico-químicos Queimaduras térmicas e químicas Queimadura solar. Hipersensibilidade à luz.Foto-protecção

99

A pele, na sua posição de fronteira é frequentemente sujeita a agressões externas de natureza biológica e físico-química. Relativamente às primeiras, é fundamental considerar que o órgão é habitado na superfície por grande número de germens, os quais participam nos mecanismos de defesa contra agentes externos, dentro de sistema ecológico original e muito eficaz. O conceito desimbiose aplica-se a este fenómeno de equilíbrio microbiológico, enquanto a rotura do sistema conduz a infecções e infestações. Nas agressões por agentes físico-químicos, a variedade de situações é grande e iremos considerar as mais frequentes. AGENTES BIOLÓGICOS. SIMBIOSE, INFECÇÃO E INFESTAÇÃO Denomina-se simbiose (ou comensalismo) à associação biológica de seres vivos, reciprocamente bemtolerada e da qual resulta benefício mútuo. Refere-se como infecção à associação de que resulta doença, a qual é originada por germens transmissíveis, por exemplo, bactérias e vírus, que se multiplicam no interior do organismo. Infestação (ou parasitose), também situação transmissível, subentende que a multiplicação do agente causal se realiza no exterior ou sobre o organismo (ecto-parasitismo), porseres do reino animal (zoo-parasitoses) ou vegetal (fito-parasitoses). Simbiose, infecção e infestação não constituem "categorias" estanques de tipos de "associação". Assim, por exemplo, um determinado simbionte pode, em circunstâncias particulares (condições do meio, virulência) transformar-se em agente de infecção ou de infestação. Na pele humana encontram-se correntemente os três tipos de situaçõesreferidas. Assim, existe sempre uma população de microrganismos habitantes normais da superfície da pele e das mucosas (flora cutânea superficial). Contudo, quando há doença cutânea ou mucosa, existe do mesmo modo uma flora de superfície, a qual pode ser simbionte, ou contribuir, ou ainda constituir a causa da dermatose. Compõem a flora cutânea superficial germens variados (bactérias, fungos,vírus, parasitas), mas a importância das bactérias sobreleva a dos outros agentes pela sua importância na génese das infecções cutâneas e gerais. Consideram-se 3 tipos de flora bacteriana cutânea superficial: residente, transitória (Quadro 5.1) e patogénica.
100

A flora residente é constituída por germens não patogénicos. Está sempre presente, composta principalmente por bactérias dos génerosPropionibacterium, Staphylococcus e Corynebacterium e exerce aparente efeito de "protecção" quanto ao aparecimento de germens patogénicos, por provável mecanismo de interferência bacteriana. Ocasionalmente, alguns germens da flora residente podem adquirir propriedades de patogenicidade e originar doença, sobretudo em doentes imunodeprimidos. A flora residente varia consideravelmente conforme as áreasda pele consideradas e encontra-se não só na superfície cutânea como igualmente na profundidade dos folículos pilossebáceos. A flora transitória possui potencialidade patogénica, resulta da presença ocasional de germens não presentes habitualmente na superfície cutânea e que aí se encontram por contaminação acidental, a partir do tubo digestivo ou do ambiente. É importante considerar que a floratransitória dos doentes internados em meio hospitalar reflecte frequentemente o ecossistema microbiano ambiental, com germens resistentes aos antibióticos. Nesta perspectiva, desempenha papel importante na transmissão inter-individual de germens, por exemplo através das mãos do pessoal hospitalar).

A flora patogénica, não presente de modo estável na pele humana íntegra, surge facilmente se...
tracking img