Pedagogo na empresa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Para que contratar um pedagogo e qual são as suas função em uma empresa?
Nos ambientes de trabalho encontramos profissionais com uma defasagem e também empresas que precisam de mudanças para melhor estruturar sua equipe.
Os profissionais com defasagem são encontrados em todos os tipos de classes, não apenas aqueles que têm pouca escolaridade. Também não podemos esquecer que existe defasagem emtodas as áreas do desenvolvimento humano como: no social, no afetivo, no lógico entre outros. Essas defasagens e algo que devemos nos preocupar, porque quando ela aparece quer dizer que falta algo na base, coisas essas que citamos anterior. É onde entra um pedagogo empresarial para acompanhar e fazer algumas mudanças para melhoria da equipe.
Existe uma outra preocupação com a defasagem que éevitar que as equipes gerem frustrações e desmotivação, independentemente da idade.
Surgem então, as mudanças. Algo que afetam muitos por não quererem ser flexíveis e se adaptar a novas situações. Essas novas adaptações que vai garantir um novo aprendizado, uma garantia de um bom desempenho, satisfação e motivação assim surgindo a melhor produtividade. É o pedagogo empresarial que vai ajudar adesenvolver esse potencial que existe em cada indivíduo que muitas vezes mal utilizado, a fim de que tenham indivíduos que possam colaborar, ser mais autoconfiantes, conscientes de seu valor e da sua importância para a empresa.
Com o aperfeiçoamento das habilidades e conhecimentos dos funcionários sobre as atividades exercidas no meio organizacional haverá ganhos significativos, não apenas para ocolaborador,mas para a empresa que fortalecerá a conquista de suas metas e conquistas.
O pedagogo empresarial então organiza de forma dinâmica e prazerosa algo que vai ser útil para a empresa que é o conhecimento construído dentro das empresas. Conhecimentos esses que valorizados e sempre renovados servira de suporte para novos investimentos, novas atuações e principalmente novas aprendizagens.
Umponto importante a lembrar que quando uma empresa se propõe a utilizar a pedagogia empresarial na sua empresa, deve-se ter a ciência das mudanças das pessoas, que pode ser para melhor ou pior, pois muitos vão ficar motivados e outros totalmente desinteressados, normalmente isso acontece porque a quebra de rotina para algo novo, principalmente para aqueles que escondem suas fraquezas.
O pedagogoempresarial deve resolver esses casos com segurança e qualidade, iniciando conhecendo as estratégias de aprendizagem e contextualizá-las no momento que será desenvolvido com o indivíduo e depois a escolha de métodos adequados para o contexto físico e humano.
O mesmo devera observar diariamente tornando como hábito os indivíduos para não deixar acumular possíveis erros ou dificuldades, assimconseguindo modificar sua estratégia durante o processo.
O acompanhamento individual de cada indivíduo é também muito importante e faz parte da avaliação.Pois depois a como fazer uma comparação dele com ele próprio e com o grupo. Não deixando de ser justo.

É de responsabilidade do pedagogo empresarial promover a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e autonomiaemocional e cognitiva. O pedagogo empresarial e os funcionários de qualquer empresa que exerçam função de gestão/coordenação de pessoas precisam ter sempre em mente o efeito nocivo do acúmulo de dificuldades (LOPES, 2009, p.55).
Lendo a citação acima tiramos que a primeira responsabilidade do pedagogo empresarial é conhecer e saber quais as estratégias de aprendizagem que melhor se encaixa,porque os indivíduos não expressam o que sentem, pois tem o medo de perder seu emprego, se expor e até mesmo perder uma promoção a um novo cargo. E além disso também a certa dúvida de sua capacidade de verbalização (a pessoas que não conseguem expressar o que pensam, não conseguem passar de maneira clara o que deseja), sua organização de pensamentos (pessoas que não conseguem organizar suas ideias...
tracking img