Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1207 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA – EAD

Município: Jundiaí
Estado : São Paulo
Turma: 5775
Pólo: Jundiaí (Carolina Bonaldo)
Tutora: Anilza Carla E. Torres
Semestre/ano: 1º/2011

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Artigo apresentado na Disciplina de Estágio
Curricular IV ao Curso de Graduação em
Pedagogia – Licenciatura– EAD da
Universidade Luterana do Brasil, como
requisito parcial para conclusão de Curso.

Celiane Maria Guerra de Almeida
Eleuzina Anália de Assis Souza

INTRODUÇÃO

A criança quando brinca, ela mergulha em um mundo imaginário, cria ilusões e trás nas brincadeiras a realidade, fantasia o controle de situações que na condição de criança não teria como fazer.
Ela tem a capacidade deaprender de forma lúdica diversas coisas, vivem em um mundo encantado, de sonhos onde o mundo do faz-de-conta e realidade se se confundem, neste sentido o lúdico pode contribuir de forma significativa na aprendizagem e no desenvolvimento do ser humano.
No processo Pedagógico, com a utilização de brincadeiras e jogos faz as crianças despertarem um gosto maior pela vida.

O LÚDICO E O DESENVOLVIMENTOPSICOMOTOR

O termo “lúdico”, tem o significado de jogo, brincadeira ou brincar, todas as pessoas passam por este processo natural, que é o brincar, em diferentes etapas de suas vidas.
No mundo infantil, a brincadeira apresenta um paradoxo contraste entre seriedade e alegria, entre sentimentos e responsabilidade, proporcionando divertimento, envolvendo toda a vida da criança, é um meio espontâneode desenvolver a aprendizagem.
A criança evolui com o jogo até a idade adulta e, permanece até a velhice.
Quando se trata de jogos e brincadeiras, o corpo está presente em praticamente todas as manifestações lúdicas do ser humano.

A brincadeira simbólica leva à construção pela criança de um mundo ilusório, de situações imaginárias onde objetos são usados como substitutos de outros, conformea criança os emprega com gestos e falas adequadas. (Oliveira, 1992).

Nas brincadeiras as crianças podem pensar e experimentar situações novas ou até mesmo imitar as do seu cotidiano.
Algumas das atividades lúdicas, entre elas, as histórias infantis estimulam a imaginação e
a criatividade das crianças, que são utilizadas como meio de aprendizagem na educação infantil e nos anos iniciais.

OFAZ-DE-CONTA

Observando que as crianças brincam, elas necessitam compartilhar em conjunto os significados construídos, diversificando comportamentos, ideias que alteram os papéis desempenhados na brincadeira, criam regras que direcionam o enredo do
desenvolvimento do faz-de-conta. "Da presença de conhecimentos e valores previamente compartilhados pelas crianças" (Moraes e Carvalho, 1995).Wallon (1986), a partir de sua concepção sobre a ausência de planos distintos no pensamento da criança (numa idade em que ela não consegue diferenciar as origens de seus conhecimentos nem articular e subordinar os diversos planos de seu pensamento).

A criança, no início de sua vida não sabe como agir sobre as coisas que a cercam, em idade pré-escolar, ela ainda necessita de um pivô, umaauto-ajuda para lidar com o campo do significado.
Ao brincar num contexto de faz-de-conta, ela subordina os objetos em sua volta e sua própria ação. Segundo Vygotsky (1991), essa possibilidade caracteriza um avanço no desenvolvimento infantil.

As personalidades, em lugar de se substituírem mutuamente, podem resultar, assim, em uma atitude composta, que traduz a participação simultânea da criança emvários papéis componentes da situação. (...) mais uma vez, a situação se sobrepõe à individualidade dos personagens. Estes só existem em relação a ela e não se distinguem uns dos outros. (wallon, 1971).

BRINQUEDOS CRIADOS PARA APRENDER

Para Froebel, a Educação Infantil era de extrema importância para a formação da criança.
Esta forma de pensar foi aceita por grande parte dos teóricos...
tracking img