Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
MARCIA DO NASCIMENTO RU 708450 TURMA 2012/01
























POTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL-
MATERIAIS DIDÁTICOS

























SANTA CRUZ DO SUL2012


CENTRO UNIVRESITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
MARCIA DO NASCIMENTO RU 708450 TURMA 2012/01






















POTFÓLIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL-
MATERIAIS DIDÁTICOSRelatório de Portfólio de Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos apresentado a UTA – Educação, Ciência e Tecnologia no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Adriane Inês Weiland
Centro Associado: Santa CruzSANTA CRUZ DO SUL
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÁO.......................................................................................................03
2 A EVOLUÇÃO DOS MATERIAISDIDÁTICOS.....................................................05
2.1 A PESQUISA NA ESCOLA E OS MATERIAIS DIDÁTICOS...............................09
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................12
REFERÊNCIAS.........................................................................................................13


1 INTRODUÇÃO


De acordo com a pesquisa realizada na escolasobre os materiais didáticos, tem como objetivo orientar e auxiliar. Dando-nos compreensão sobre os vários aspectos que envolvem a formação.
Um dos aspectos está relacionado à dimensão da pesquisa na prática profissional para a formação docente, pois esta, quando está vinculada a prática docente, apresenta uma perspectiva de princípio educativo e formativo, visando assim, à promoção doensino por meio da pesquisa.
A Pesquisa é considerada uma forma de investigação composta por desenvolvimento, experimentação e avaliação, necessitando de um planejamento para promover conhecimentos que possam se tornar generalizáveis. A importância da pesquisa é o caminho natural na busca de respostas e soluções, incorporando a prática e a teoria.
Na formação docente, a pesquisa, aomesmo tempo em que possibilita ao futuro professor compreender a dimensão dessa profissão, auxilia e promove o desenvolvimento de habilidades necessárias para a investigação na área educacional, permitindo, dessa forma, a compreensão da sua prática por meio do conhecimento teórico.
A pesquisa, embora voltada para a teoria, está vinculada à ação e ao pensamento diário, cabe-nos investigar o queestá relacionado aos interesses e às situações que viveremos. O objetivo da pesquisa na escola foi aprender mais sobre os materiais didáticos e como utiliza-se em sala de aula.
Refere-se também à importância da realização de atividades investigativas da prática pedagógica nas escolas, uma vez que por meio delas você entra em contato com a realidade do contexto escolar, auxiliando, assim, aformação profissional. A realização das atividades de pesquisa com trabalho docente fundamenta sua prática pedagógica, pois promove reflexão e ação sobre seu trabalho.
Por meio das atividades investigativas da prática pedagógica, o docente pode observar e detectar se seus métodos e prática de ensino são ou não são eficientes, buscando-se, desta forma, soluções práticas para os problemas...
tracking img