Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Na atualidade, verifica-se que o fracasso escolar ocorre em todos os países nos quais a sociedade se divide em classes e nos quais a escola representa uma forma de reprodução social inerente ao capitalismo.
As funções do professor e da escola são questionadas, revelando a necessidade de que seja a formação docente aperfeiçoada e que haja, por parte do professor, um profundoconhecimento pedagógico e político da área em que atua. Neste sentido, Pimenta (2002, p.27) considera que utilizar as informações com o objetivo de promover o conhecimento é uma responsabilidade fundamental da escola.
As mudanças que se verificam na sociedade revelam um certo grau de confiança na capacidade da educação escolar, trazendo exigências relativas a sua qualidade e se tornando tema dedebate em todas as áreas, principalmente na educação, em vista da necessidade de que seja prioridade no Brasil.
O papel do professor na escola tem-se modificado e sua atuação ganha importância, por causa das exigências advindas da sociedade por melhorias no sistema educacional. Além disso, a compreensão do conhecimento como instrumento de poder adquire maior significado nas relações com o mundo.Assim, a especialização em uma área específica do conhecimento já não se mostra suficiente, em função da necessidade de aquisição dos saberes pedagógico e político, indispensáveis para que se obtenha uma consciência voltada para o ser humano, inserido numa sociedade globalizada, complexa e contraditória.
Reconhece-se que o conhecimento do professor não se constitui apenas da prática pedagógica, poistambém se forma através das teorias da educação, as quais se revelam importantíssimas na sua formação, capacitando-o a identificar as necessidades do aluno em sua atuação. Dessa forma, os esforços para obtenção de melhor qualificação profissional conduzem os professores ao aperfeiçoamento e à busca de melhorias em seu desempenho.
Diante do exposto, o tema em estudo apresenta significativaimportância, permitindo analisar o ensino nos últimos anos no Brasil e o fracasso escolar como um problema relevante na educação do país.
Observa-se que as ciências sociais, através de seus pesquisadores, estudam o fracasso escolar dos estudantes das camadas mais pobres da população, buscando identificar sua origem, utilizando teorias variadas, na tentativa de avaliar quais aspectos econômicos eideológicos influenciam no rendimento escolar dos referidos alunos.
Neste contexto, existem teorias que fazem com que as dificuldades dos alunos sejam identificadas como deficiência, sugerindo que o problema é do aluno, descartando a possibilidade de que uma nova postura da instituição escolar possa promover uma mudança, além do fato que o professor contribui para o problema, através de suas própriasdificuldades, como remuneração inadequada, preconceito com os alunos, entre outros, não contribuindo para a superação do fracasso escolar e sim para sua perpetuação. Quais os fatores do fracasso escolar na Unidade Escolar Joaquim José da Silva, em Alagoinha do Piauí – PI.
No ensino fundamental, verifica-se que o número de alunos que são reprovados todos os anos é expressivo e, na maioria dos casos,ocorre a evasão escolar. O fracasso escolar é constituído pela reprovação e pela evasão escolar. Para que isto aconteça, os alunos que apresentam dificuldades para aprender podem fazer parte de uma família ou de uma escola que não lhes favorecem para um aprendizado normal.
Neste sentido, a instituição escolar deve corresponder às expectativas de seus alunos através de ambientes acolhedores,atrativos e agradáveis, pois muitas crianças que apresentam dificuldades para aprender não tem seu problema identificado de imediato e outras passam por avaliações especiais, sendo que suas dificuldades não têm relação com suas habilidades cognitivas, mas com fatores alheios ao contexto escolar.
Como se sabe, o problema da evasão escolar não está limitado a poucas escolas, mas se apresenta como...
tracking img