Diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A GLOBALIZAÇÃO COMO FATOR CHAVE PARA O DESENVOLVIMENTO ECONOMICO SOCIAL



A globalização é um dos processos de aprofundamento da integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI. É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismode formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados. O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, ondeé possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.

A globalização afeta todas as áreas da sociedade,principalmente comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação, com diferente intensidade dependendo do nível de desenvolvimento e integração das nações ao redor do planeta.

A globalização influencia no cenário econômico, no qual aparece o controle das novas tecnologias, reforço dos interesses geopolíticos, dissolução do econômico no cultural e vice-versa; a atuação dascorporações transnacionais com sua capacidade de devastar os mercados de trabalho nacionais ao transferir suas operações para locais mais baratos em outros países e continentes; a enorme expansão dos mercados e a especulação destrutiva das moedas estrangeiras;
No cenário social, no qual a disseminação da cultura de consumo, “que ameaça destruir formas alternativas de comportamento rotineiro em outrasculturas”, passa a
se incorporar no tecido social.

O desenvolvimento econômico tem sido uma meta importante de muitas
nações. Contemporaneamente se observa uma maior integração entre as nações para a busca do desenvolvimento, em um contexto de globalização e neo-liberalismo, onde tem ocorrido diversas alterações nos âmbitos político, social e econômico e nas relações entre capital e trabalho eEstado e mercado.
Relações comerciais entre Europa, Índia e países do Oriente construíram o berço do desenvolvimento econômico e da atuação de exploração comercial entre as nações. Muitos fatores começaram a contribuir com o lento processo de intercâmbio que no século XX cresceu de forma impressionante e com grande rapidez, tais como: o intercâmbio socioeconômico entre os povos, a ampliação de novosconsumidores, compra e venda de novos produtos, estabelecimento de colônias, busca de manufaturas e extensão de um mercado homogêneo.

Uma nova visão política começou a ser adotada com a idéia de integração entre países, surgiram novas tendências de acordos internacionais dando inicio ao nascimento dos blocos econômicos a fim de gerar um liberalismo no âmbito socioeconômico e promover assim aabertura de um mercado unificado, dando ênfase ao consumismo e às relações multiculturais dos países envolvidos. Neste contexto, surgiram a União Européia, o Mercosul, a Comecom, o NAFTA, o Pacto Andino e a Apec. Estes blocos se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si. Desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais força nas relações comerciaisinternacionais.

O Brasil, por sua vez, foi se inserindo naturalmente dentro da globalização. No início, totalmente enfraquecido pela dívida externa, pelo descontrole da economia que andava de mãos dadas com as desigualdades sociais, o país começou a sofrer imposições políticas na economia pelos órgãos financeiros internacionais com o intuito de mantê-lo no âmbito financeiro mundial. Inicia-se, a partir...
tracking img