Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDERP - Faculdade Anhanguera


1° Relatório (individual)

“A temática da surdez em seu aspecto médico, cultural e social, e sobre Libras e a
Cultura Surda em seus aspectos.”

Os surdos alem de serem indivíduos que possuem surdez, por norma são de uma comunicação espaço visual, como o principal meio de conhecer o mudo em substituição á audição e a fala, tendo então a cultura comocaracterística. Alguns fatores podem afetar o processo de aprendizagem de pessoas surdas, como por exemplo: o período em que os pais reconhecem a perda auditiva, o envolvimento dos pais na educação das crianças, os problemas físicos associados, os encaminhamentos feitos, o tipo de atendimento realizado, entre outros. Embora os aspectos médico, individual e familiar ampliem o universo de análise sobre ofenômeno, nos chama a atenção para a necessidade de vê-los sob uma perspectiva sócio - cultural.O surdo difere do ouvinte, não apenas porque não ouve, mas porque desenvolve potencialidades psicoculturais próprias. Somos todos pessoas diferentes.
No Brasil os surdos desenvolveram a LIBRAS com influência da língua de sinais francesa, portanto, elas não são universais; cada país, ou comunidade desurdos possui sua própria língua de sinais. Em Portugal, por exemplo, existe a LGP. Em Angola, os surdos locais desenvolveram a Língua Gestual Angolana (LGA), também largamente designada por Língua Angolana de Sinais (LAS). Já outros, por viverem isolados ou em locais onde não exista uma comunidade surda, apenas se comunicam por mímicos. No progresso da cultura surda. Ao longo dos anos, as pesquisasinterdisciplinares sobre surdez e sobre as línguas de sinais, realizadas no Brasil e em outros países, tem contribuído para a modificação gradual da visão dos surdos, compartilhada pela sociedade ouvinte em geral.
Esses estudos têm classificado os surdos em duas categorias:
Os portadores de surdez patológica, normalmente adquirida em idade adulta;
E aqueles cuja surdez é um traço fisiológicodistintivo, não implicando, necessariamente, em deficiência neurológica ou mental; este é o caso da maioria dos surdos congênitos.
Em alguns casos, apesar do bloqueio auditivo, o seu domínio da língua oral pode se equiparar aos ouvintes, através do uso da leitura labial, o uso de aparelhos, implantes auditivos e acompanhamento fonoaudiológico. Nesse bloqueio auditivo eles usam bastantes gestosfaciais e corporais.


Em seu aspecto médico é preciso avaliar o grau de surdez, se usa aparelho ou tem uma pequena porcentagem de surdez para poder trabalhar com cada criança, de acordo com o diagnostico e necessidades.
Surdez é mais que uma condição médica, para os indivíduos que são surdos é apenas ter ouvidos dentes.
Eles pertencem a uma comunidade, uma cultura, o sentido cultura é maisforte entre aqueles que a linguagem gestual é o idioma principal e este vinculo lingüístico talvez mais do que outros fatores, que liga os membros dessa comunidade da mesma forma que existe um forte sentimento de orgulho entre os surdos e eles gozam do estatuto de minoria cultural lingüística, nas ultimas décadas a linguagem tem desempenhadas um papel cada vez mais centralizador na unificaçãocultural da comunidade surda.
A criança surda não pode adquirir uma linguagem oral, mas o sentido da visão lhe permite a aquisição de um tipo especifico de linguagem visual a linguagem de sinais.
No caso especifico dos surdos brasileiros cuja língua materna de sinais é a libras os interpretes que os assistem são chamados de interprete de libras.
Devido às constantes modificações e progresso nessecampo, nas concepções de ensino de língua de sinais atualmente, tem se dado ênfase ao mecanismo de aprendizado visual do surdo e a sua condição, bilingui-bicultural no sentido de que convive diariamente com duas línguas e culturas, língua de sinais (cultura surda) e língua oral (cultura ouvinte) ou de libras, em se tratando dos surdos brasileiros.
Não é correto dizer que alguém e surdo-mudo,...
tracking img