Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Pedagogia

ESTÁGIO GESTÃO ESCOLAR

IPATINGA
2012

Curso de Pedagogia

ESTÁGIO GESTÃO ESCOLAR

Relatório de Estagio Gestão Escolar Apresentando á UTA- Organização Escolar, no curso de Pedagogia a Distancia da Faculdade Internacional de Curitiba.
Tutor Local: Ana Lúcia Cãnellas da Silva
Centro Associado: UNINTER - Ipatinga

IPATINGA
2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
2.DESENVOLVIMENTO 5
2.1. Identificação da Escola Estagiado 5
2.2. Concepção Pedagógica da Escola 5
2.3. Descrição e Analise Reflexiva das Atividades de Estágio 6
Elaboração do plano de estágio 9
CONSIDERAÇOES FINAIS 11
REFERENCIAS 12

INTRODUÇÃO

O estágio é uma oportunidade que os alunos têm para unir teoria e prática conhecer a demanda que trabalharão ao ingressar no mercado detrabalho após o término do curso. É de grande relevância para a formação de um profissional mais criativo, observador e ativo diante da realidade escolar e no contexto social como um todo.
As especificidades do estágio estão relacionadas à gestão escolar, bem como a Unidade Temática da Organização Escolar.
Convém ressaltar que os objetivos deste estágio – Gestão Escolar foi: Observartodas as atividades desenvolvidas no espaço escolar e fazer anotações sobre aspectos relacionados à gestão, investigar, refletir e analisar os processos de organização da gestão escolar, discutir a atuação do pedagogo na escola, relacionar a teoria e a prática do estágio bem como observar a atuação deste profissional de educação no que diz respeito à gestão pedagógica da instituição.
Como umespaço em que toda a comunidade escolar tem direitos e deveres orientados pela Constituição Federal e LDBEN e onde os profissionais devem se empenhar para que a escola tenha uma gestão realmente democrática e não uma gestão compartilhada e muito menos uma gestão empresarial na escola.
Enquanto acadêmicos do curso de pedagogia podemos observar as tendências contextualizando–as em seutempo e espaço, os relacionamentos de seus membros, a dinâmica apresentada, a ação do pedagogo e de outros profissionais, assim através desta leitura ter uma formação para atuar consciente e com compromisso conhecendo também as dificuldades enfrentadas por estes profissionais.
A metodologia utilizada é a observação minuciosa e as anotações de dados importantes para elaboração do plano deestágio, encontros dos membros do grupo para debates, diálogos com pedagogo e outros profissionais da escola e com a tutora do curso, busca pelo conhecimento de importantes documentos como o PPP e outros; elaboração do trabalho sobre gestão escolar em equipe.
Assim os itens que foram trabalhados nesta UTA: a identificação da escola estagiada, a concepção pedagógica da escola, descrição e analisereflexiva das atividades de estágio, elaboração do plano de estágio Gestão Escolar, e para finalizar as considerações finais da equipe.
Desenvolvimento

2.1. Identificação da escola estagiada

O estagio realizado, foi feito na Escola Estadual Selim José de Salles está situada no Bairro Betânia, Rua Filisteu nº 410, telefone (031)31 3826-0404, e-mail usys@ig.com.br tendo seu horário defuncionamento de 8:00 ás 22:30, atendendo adolescentes, jovens e adultos(ensino fundamental, ensino médio e EJA).

2.2. Concepção pedagógica da escola

Ao consultar o projeto político pedagógico da instituição e após de ter diálogo com a pedagoga responsável pelos projetos educacional desenvolvido na escola, vimos que na cidadania respeito aos alunos e a comunidade está em primeiro lugar,preservar os direitos individuais e coletivos, elevar a alto-estima, promovendo o ensino com qualidade inserindo-o na sociedade.
A concepção de homem da escola designa-o como um ser completo em sua essência, que é por si um ser biológico, psicológico e social, por ser assim constituído vive em um tempo e espaço determinado, que relaciona com o meio e transforma o ambiente em que se encontra, necessita...
tracking img