Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


















































































Sumário






INTRODUÇÃO



O projeto apresentado a seguir, consiste em mudar alguns conceitos em relação à indisciplina, promovendo atividades de caráter investigativo e formador na escola. Espera-setambém que as atividades propostas venham contribuir para o desenvolvimento moral, intelectual de valores humanos, formação de caráter e cidadania. Através da família, da comunidade e profissionais da área da educação, esse projeto possibilitará melhor desempenho e conseqüentemente, melhores resultados, no que diz respeito à indisciplina escolar.
Tema polêmico, a indisciplinatornou-se um dos maiores obstáculos
pedagógicos nos dias atuais e é apontada como uma das causadoras da falta de
aproveitamento escolar, sendo muitas vezes considerada a grande “vilã” dentro do
ambiente escolar. Frequentemente, podemos testemunhar nossos educadores bastante apreensivos com o problema, criando dentro da escola uma situação angustiante. Muitos apontam que a autoridade e o controleexcessivo de antigamente foram substituídos por certa perplexidade e indiferença entre os educadores, que, muitas vezes, passam a ser cúmplices desse problema educacional, dando à disciplina um valor secundário.
Para mudar a expectativa em relação à indisciplina, é indispensável que a escola possa garantir um ambiente de cooperação a seus alunos e comunidade escolar. Essa conquista podese dar por meio de um percurso de formação continuada para toda a equipe. Ao mesmo tempo, é preciso ter em mente que conflitos sempre vão ocorrer e não é possível esperar o fim da formação para resolvê-los. Lembre-se de que o mais importante é lidar com a causa do conflito e não apenas atribuir culpa e impor punições. Pouco importa quem começou uma discussão, o fundamental é analisar o que levouas pessoas a terem dificuldades de negociar soluções justas e respeitosas dos problemas enfrentados no ambiente.
Nosso grupo desenvolveu um projeto que trata da indisciplina escolar, por ser um problema muito sério na instituição pesquisada. Para a realização deste projeto nos reunimos em uma instituição para abordarmos uma problemática da escola e procurar desenvolver um projeto para solucionareste problema. Cada uma de nós ficou responsável em desenvolver uma parte do projeto. Primeiramente todas nós escolhemos a instituição a ser pesquisada, levantamos o tema do projeto juntamente com a equipe gestora da instituição, a qual nos relatou que o maior problema que a escola enfrenta é a indisciplina dos alunos.
Então para continuar este projeto elaboramos uma entrevista quefoi realizada com a coordenação e direção da instituição e também lemos o PPP da mesma para conhecermos a missão e os projetos que a escola realiza, para que pudéssemos ter maior conhecimento do que é realizado na escola e desenvolver um projeto que possa ajudar a escola a combater a indisciplina dos alunos.
A instituição pesquisada foi a ..., situada à rua ..., que atende ...crianças com idades entre..., e sua missão ou filosofia pedagógica é...

1. PROBLEMA LEVANTADO NO CONTEXTO DA ESCOLA

INDISCIPLINA ESCOLAR



Para mudar a perspectiva em relação à indisciplina, é imprescindível que a escola se responsabilize cotidianamente por garantir um ambiente de cooperação, em que o valor humano, o respeito, a dignidade e a integridade marquem as relações.Devemos estimular a equipe a refletir sobre a própria postura em relação à indisciplina e conhecer os princípios de um ambiente de cooperação, também deve-se mostrar aos alunos que a honestidade será sempre considerada importante, e ensinar que nunca devemos agir de improviso, devemos nos manter calmos e controlar nossas reações e aprender a reconhecer sentimentos e orientar comportamentos....
tracking img