Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE PEDAGOGIA
CLEBIANA PRUDENTE DOS SANTOS GOMES
PATRÍCIA DELMIRO DE MELO
VALQUÍRIA SANTANA DA SILVA MARIANO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

ARAPIRACA-AL
2011

CLEBIANA PRUDENTE DOS SANTOS GOMES
PATRÍCIA DELMIRO DE MELO
VALQUÍRIA SANTANA DA SILVA MARIANO

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado ao Curso pedagogia da UNOPAR -Universidade Norte do Paraná, para a disciplina metodologia do ensino da matemática, metodologia do ensino do movimento, metodologia do ensino da matemática, metodologia do ensino das artes, metologia do ensino da natureza e sociedade.

Prof. Rosely montagnini
Orlando mendes Fagonça
Eliane Araman
Laura Célia Cabral Cava
Fábio Goulart de Andrade

ARAPIRACA-AL2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------
DESENVOLVIMENTO ¬----------------------------------------------------------------------
CONSIDERAÇÕES FINAIS ----------------------------------------------------------------
REFERÊNCIAS -------------------------------------------------------------------------------Introdução

A Educação Infantil tem uma grande relevância para a formação do sujeito, principalmente nos tempos atuais onde a globalização se insinua com tanta força. Para que possamos desenvolver este sujeito integralmente e que este possa ser atuante numa sociedade que desponta, novas maneiras de ensiná-lo emergem. Uma das questões que desponta com muita intensidade é como formar este cidadão. Nãopodemos mais usar antigas "fórmulas" de ensino, na realidade, a grande pergunta é: como ensinar conceitos seculares de uma maneira não tradicional.
Surge, então, a interdisciplinaridade como uma opção de atuação do professor. Advirto, porém, que a interdisciplinaridade não é um método, mas antes de tudo, é uma questão de atitude frente ao conhecimento, frente à vida e a sociedade. Portanto não seiludam: a interdisciplinaridade vai exigir de nós uma transformação radical na nossa compreensão de mundo, de sociedade e de pessoas.
Não é fácil, mas temos que pelo menos entender o que é essa nova abordagem de prática educacional.
A interdisciplinaridade é muito importante no processo de ensino aprendizagem da educação infantil, pois favorece uma formação ao professor muito importantes comconhecimentos relacionados a pedagogia e as práticas educativas e também desenvolver um saber prático com base nas experiências diárias que tem com seus alunos e os alunos com base nas experiências com seus educadores em sala de aula.
O ensino interdisciplinar na educação infantil promove desenvolver em sala de aula tipos de conhecimentos onde favorece uma aprendizagem significativa e promissora para aformação de um profissional de séries iniciais.
Para Gonçalves (2000), o trabalho interdisciplinar passa ser considerado
objeto de pesquisa ao lidar com as questões diversas da realidade em busca de resposta para os fatos, a causa de uma situação, a conseqüência de um fenômeno.
Partindo dessa idéia, o trabalho interdisciplinar foca em direção a aprendizagem reflexiva para compreender arealidade, suas mudanças sociais interagindo com o processo de evolução, conscientizar e desenvolver uma visão ampla sobre a sociedade em que vive. Nessa perspectiva, a educação não é mais conduzida para formar cidadãos para a vida em um futuro distante e sim para viver e transformar o mundo presente através de novos conhecimentos.

Tema: Hábitos de higiene

• Objetivo Geral:
- Ensinar hábitos epraticas de higiene para as crianças da educação infantil incentivando-as a conhecer e a cuidar do próprio corpo.
• Objetivo Específico:
-Ensinar as crianças a identificar as parte do corpo;
-Ensinar e estimular os hábitos de higiene pessoal;
-Demonstrar a importância dos cuidados com o corpo e da higiene para a saúde;
-Favorecer auto-estima da criança;
-Identificar e promover a utilização...
tracking img