Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Papel da escola na contemporaneidade

esumo: Grandes mudanças vêm ocorrendo no âmbito da sociedade e que atingem nossas crianças, jovens e adolescentes que freqüentam a escola, surgindo o seguinte questionamento qual o pael da escola frente essa realidade. Esse é o principal foco deste artigo.
Palavras-Chave: Escola, sociedade, cidadania, democracia, informacional.

Diante das constantesmudanças ocorridas na sociedade é pertinente refletirmos sobre a organização do espaço escolar dentro de uma “sociedade técnica/científico-informal” (LIBÂNEO, 2001, p. 40), um espaço escolar, capaz de fazer frente a essas inovações na sociedade capitalista (neoliberal) que conseqüentemente modificam as relações entre as pessoas, tornando-as mais estimuladas a competir entre si mesmas. Oneoliberalismo: “prega o individualismo e a naturalização da exclusão social, considerando como sacrifício inevitável no processo de modernização e globalização da sociedade” (LIBÂNEO, 2001, p. 39).
A ótica neoliberal impulsiona os indivíduos a darem o máximo de si mesmo para conseguirem sair da margem do contexto social dos excluídos, e serem inseridos num ambiente que para eles é mais cômodo, mesmo que ocusto dessa transposição seja a exploração de sua mão-de-obra e de “quem cumpre seu dever (...), quem trabalha com a força e energia de maneira responsável (...) ocupando sem reclamar, seu lugar na pirâmide social” (GANDIN, 1994, p.14).
Outro aspecto que merece destaque é a revolução informacional, que visa a expansão e apropriação de aspectos culturais e informacionais, que de forma minuciosa(re) modifica o contexto de relação entre famílias-famílias, indivíduos-indivíduos, educando(a)-escola, indivíduo-sociedade, deixando-os serem domesticados pelas informações midiáticas.

(...) A informação é necessária, mas ela vem exercendo um domínio cada vez mais forte sobre as pessoas, cada vez mais escravizadas por ela. Informação não é sinônimo do conhecimento, por si só ela não propicia osaber. A informação é um caminho de acesso ao conhecimento (...), mas ela precisa ser analisada e interpretada pelo conhecimento, que possibilita a filtragem e a crítica da informação de modo que ela não exerça o domínio sobre a consciência e a ação das pessoas (LIBÂNEO, 2001, p. 37).

Neste contexto social, informacional, devemos estar preparados para depurar as informações que chegam até nós deforma que possamos extrair destas suas peculiaridades significativas para a vida social. Mas, o que a organização do espaço escolar tem haver com essas mudanças ocorridas na sociedade?
Se olharmos nas “entrelinhas”, transcendemos às afirmações de Libâneo (2001), e encontraremos a resposta ao nosso questionamento, visto que elas nos remetem ao campo educacional, que por sua vez tem um papel degrande influência na construção de um indivíduo capaz de agir-refletir-agir sobre essa “nova” sociedade, na construção e articulação de sua própria história, como sujeito e não como mero expectador . Uma escola que eduque para o exercício da cidadania, que vise à transformação.
Neste sentido temos que questionar, discutir, (re)dimensionar a escola pensada, baseada no modelo neoliberal que visa umaeducação padronizada, que atenda os interesses daqueles que detêm o poder, que valoriza o individualismo para ascensão do todo no mundo globalizado, uma educação que esteja a par de seus ideais sócio-político, cultural, econômico... Uma educação que mantenha o status quo dos que agem com preponderância sobre as demais pessoas, ou grupos sociais, e a permanência daqueles que estão excluídos dasdecisões políticas, econômicas,... da sociedade do lugar que segundo a ótica neoliberal não devem sair, mas que detêm sua função no contexto da sociedade.

(...) a escola (...) definida pela perspectiva neoliberal, considera a desigualdade um valor positivo e natural. O mérito individual dos melhores estimula a competição e a concorrência necessária para a prosperidade de todos (...) trabalha com...
tracking img