Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2510 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

GABRIELE CORDEIRO CARNEIRO
RU: 393328
TURMA: 2009/01

AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I; ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR.

• METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTE
• METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
• METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
• PESQUISA E PRÁTICAPROFISSIONAL – A AULA

CURITIBA
2010

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

GABRIELE CORDEIRO CARNEIRO
RU: 393328
TURMA: 2009/01

AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTALI; ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR.

Produção de Aprendizagem apresentado à UTA Historicidade no curso de Pedagogia â Distância da FaculdadeInternacional de Curitiba.

Tutor Local: Luciana

Centro Associado: Campina Grande do Sul.

CURITIBA

2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL; ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR 4
2.1 Termo intercultural e perspectiva da didática intercultural 4

3. A DISCIPLINA DE HISTÓRIANO ENSINO FUNDAMENTAL 4
3.1 Tempo e memória, e aspectos da metodologia do ensino de história 4

4. A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL 6
4.1 Noções do espaço geográfico e aspectos da metodologia da geografia 6

5. A DISCIPLINAS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL 7
5.1 Noções de linguagens artísticas e conhecimento da arte e aspectos da metodologia da arte 7

6. DIVERSIDADE CULTURALNA SALA DE AULA: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE 8

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

8. REFERÊNCIAS 11


1. INTRODUÇÃO

Nesse contexto será apresentado a interculturalidade das disciplinas lecionadas, nas aulas de história, geografia e arte no ensino fundamental. Os objetivos alcançados foram à facilidade de estudos com a orientação domaterial didático fornecendo um conteúdo rico e claro sobre as disciplinas mencionadas para a elaboração e desenvolvimento do trabalho.

A importância da realização desse trabalho é para ter uma clareza específica do que são as disciplinas cursadas e oferecidas, para ter um entendimento satisfatório exemplificando cada tema ofertado na P. A. Para melhor desenvolvimento é a leitura,pois ela é essencial na formação do aluno.

O trabalho foi elaborado dentro de sites de pesquisas, do material didático, slides que sempre estão disponíveis para ter acesso e melhor compreendi mento nas tele – aulas e claro sem deixar de mencionar as explicações dos professores.

As disciplinas cursadas que integram a presente P.A são: história, geografia e arte. Os conteúdostrabalhados nesse trabalho são: termo intercultural e perspectiva da didática intercultural; tempo e memória e aspectos da metodologia do ensino de história; noções do espaço geográfico e aspectos da metodologia da geografia; noções de linguagens artísticas e conhecimento da arte; diversidade cultural na sala de aula.

2. AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL; ESPAÇOS PARA ACONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR
2.1 Termo intercultural e perspectiva da didática intercultural

O termo intercultural como adequado para pensar a interação social na sala de aula. Cada pessoa ou grupo de pertencimento possui saberes experimentados em diferentes espaços de socialização. Levam para a escola sua cultura de referência. Quando emcomunicação na sala de aula, os diferentes sujeitos culturais lançam – se ao diálogo, apropriam – se de saberes outros e, na interculturalidade, na interação entre culturas, produzem novos sentidos. As trocas intersubjetivas promovem a constituição dos sujeitos, uma vez que, nas situações de comunicação, as subjetividades se encontram, se cruzam e se ressignificam.

A didática...
tracking img