Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Neste trabalho, falarei um pouco do que aprendi sobre temas transversais, sua importância e como ele vem sendo desenvolvido pelos professores em sala de aula.

Professora entrevistada: Eliana Cristina Arguelho da Escola Municipal Ângela Maria Perez e Escola Municipal “Dr. Cássio Leite de Barros”.

Na sua concepção o que são temas transversais?

Os “temas transversais” dizemrespeito a conteúdos de caráter social, que devem ser incluídos no currículo do ensino fundamental, de forma “transversal”, ou seja: não como uma área de conhecimento específica, mas como conteúdo a ser ministrado no interior das várias áreas estabelecidas. Mesmo que um determinado tema possa ser mais pertinente a uma área do que a outra, como: Ética, Meio ambiente, Trabalho e consumo, Saúde eEducação sexual e pluralidade cultural.

Quais temas transversais você já trabalhou com a sua turma esse ano?
Trabalhei tudo sobre a copa do mundo.
Por quê escolheu este tema?
Por estarmos em ano da realização de um evento que envolve o mundo, como é a copa do mundo.
Qual a importância do tema trabalhado para a aprendizagem dos seus alunos?
A importância foi a riqueza do tema. Ascrianças aprenderam sobre a história das copas, nomes de outros países, suas bandeiras e as diversas cores e formas que elas têm, as...

Durante os dois primeiros anos de vida da criança, ocorrem as conquistas motoras ou de linguagem mais marcantes: o sentar, o engatinhar, o andar, os primeiros dentes, as primeiras palavras.A expectativa criada em torno destes acontecimentos gera certa ansiedade nospais. É a fase em que os avós, os parentes e amigos começam a fazer perguntas e comparar o desenvolvimento da criança com Síndrome de Down com outras crianças. É importante que os profissionais possam esclarecer e tranqüilizar a família no sentido de respeitar o ritmo de desenvolvimento individual. Crianças com Síndrome de Down podem andar, falar e realizar inúmeras atividades, bastando que tenhamchances para isto Em geral, os pais respondem com alegria e interesse aos movimentos e balbucios dos bebês, transmitindo-lhes carinho e segurança.
[pic]
ESTIMULAÇÃO INICIAL

É importante que a criança com Síndrome de Down receba estimulação para se desenvolver desde o nascimento. A família deve ser orientada sobre como proceder com a criança em casa dentro da rotina familiar. Nesta faseinicial, quando o choque da notícia sobre a síndrome ainda está recente, os profissionais que assistem à família devem saber que muitas vezes é ela quem necessita de ajuda, mais do que a própria criança. Portanto, é sempre bom ter o cuidado de solicitar aos pais coisas que eles realmente tenham condições práticas e emocionais para cumprir.

1 – Identificação
Título do Plano de trabalho;ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA: avaliando a formação para atuar na promoção do desenvolvimento da criança por meio de jogos e brincadeiras.
Nome do Bolsista: Ana Carla Lopes da Silva
Nome do Orientador: Denise Silva Araújo
Local de execução: Universidade Católica de Goiás - Goiânia
Vigência do plano de trabalho: Agosto de 2008 à Julho de 2009.

2 – Introdução
Este trabalho visou àcooperação com a pesquisa AVALIAÇÃO DE EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL, pesquisa que teve início em agosto de 2007, com a principal finalidade de fornecer recursos para o processo de Avaliação Institucional do Curso de Pedagogia, por meio da avaliação de egressos deste curso.
A investigação foidesenvolvida com os alunos que concluíram o curso em 2007/1 e 2007/2, ou seja, as duas primeiras turmas que finalizaram o currículo implantado em 2004/1. Uma das principais diferenças nesse o currículo é que, ele viabiliza a habilitação dos egressos para atuar na docência da Educação Infantil, além das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Levando em consideração os principais objetivos a serem...
tracking img