Fundamentacao teorica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTACAO TEORICA F

A educação no ensino fundamental tem como a responsabilidade dos municípios e dos estados em colaborar com a Constituição Federal de 1998 e a LDB.O poder publico atende a esses preceitos legais por meio da criação de escolas municipais e estaduais conforme a dependência administrativa. Entretanto a iniciativa privadatambém pode ofertar ensino fundamental como qualquer outra etapa da educação fundamental, desde que atenda a legislação da área trabalhada.

Em nosso país no que se refere aoensino fundamental a predominância de oferta é do poder publico. Os dados do censo de 2006 realizado pelo Inep/MEC indicam que é responsável por 90% das matriculas no ensinofundamental conforme podemos visualizar.
No entanto o poder publico tem enfrentado grandes desafios para acompanhar qualidades expressivas para o numero de alunos matriculados.Dentre os problemas afetados nesta etapa podemos citar dificuldades de permanência dos alunos na escola em reprovações e abandono sem conclusão da escolarização obrigatória;desvio ou má utilização dos recursos destinados á educação publica; aligeirada e descontextualizada formação dos professores tornando-os meros executores de atividades em sala deaula. Esses e outros fatores tem suscitado interrogações permanentes a respeito da educação publica. O acesso ao ensino fundamental é direito publico subjetivo, implicando quetoda criança jovem ou adulto que não tenha passado pela escola possa reivindicar esse direito, seja por sua própria ação ou de outra visto que a sociedade também é responsávelpela educação dos seus cidadãos. As outoridades competentes são responsabilizadas em caso de não cumprimento do disposto nesse em relação ao dever dos pais ou responsáveis.
tracking img