Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

VANESSA RAMOS DE SOUZA















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS



















SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PR
2012


VANESSA RAMOS DE SOUZA

















trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EIXOTEMÁTICO: O TRABALHO DO PEDAGOGO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS












Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, CarlosEduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala: Elaine de Oliveira







SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PR
2012

Introdução


Considerando as pesquisas e estudos realizados e partindo do texto “O essencial da didática e o trabalho de professor – embusca de novos caminhos” do autor José Carlos Libâneo, objetiva-se neste trabalho abordar alguns aspectos sobre a função da escola e o papel do professor no processo de ensino e de aprendizagem; diferenças fundamentais entre o método tradicional e o método histórico no que se refere a forma de ensinar; e aponta o porque destas mudanças neste processo.
Para que se compreenda estesaspectos, citados acima, torna-se essencial abordar, segundo os autores, fatores inerentes ao ato de ensinar e a forma de aprender, bem como a importância da didática, dos objetivos, do planejamento, contemplando ainda, o desenvolvimento cognitivo e a influência da cultura quando se trata da aprendizagem.
O presente trabalho envolve questões fundamentais no que se refere a educação, poisaborda diversos fatores que fazem parte do processo de ensino e de aprendizagem, possibilitando também uma reflexão sobre a educação atual e como esta vem sofrendo transformações ao longo da história.
Segundo o autor, pode-se entender a aprendizagem como um processo social e cultural, e como atividade planejada e organizada, por onde a didática insere valores e intencionalidadeseducativas e formas específicas de ensino. Partindo desta colocação, descrevem-se nesta atividade diversos pontos intrínsecos neste processo como, posição da escola e do professor neste meio, além comparar os métodos utilizados e as causas destas mudanças no decorrer do tempo.
Neste sentido, considera-se importante refletir sobre estas transformações, levando em consideração asdiferentes concepções pedagógicas e a própria concepção de sociedade. E enfim o grupo aponta as contribuições desta análise, para aprendizagem e compreensão destes elementos cruciais ao ato de ensinar e para própria pedagogia.



Desenvolvimento


Segundo o autor, há diferentes tipos de professores no ensino fundamental. Os denominados tradicionais, que organizam seu trabalho de umaforma mais repetitiva e sem muitos recursos pedagógicos, sem considerar a realidade ou os conhecimentos prévios de cada aluno e geralmente avalia por meio de provas.
Há também os professores, ditos mais atualizados (chamados no texto de progressistas), que variam seus métodos de ensino, preocupam-se com as individualidades de cada aluno e são mais afetivos no relacionamento com oseducandos. No entanto, de acordo com Libâneo, as atividades que organizam não levam os alunos a pensar de forma autônoma, ou seja, assimilação consciente e crítica por parte do aluno.
Segundo ele, na perspectiva histórico-social, de maneira mais adequada e coerente, o professor propicia o desenvolvimento de competências e habilidades, que levam o aluno a perceber as propriedades e...
tracking img