Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria de Vygotsky
A teoria que Vygotsky defende é a teoria histórico-cultural onde desde os primeiros anos de vida, desenvolvem intensamente diferentes atividades praticas, intelectuais eartísticas e iniciam a formação de idéias, sentimentos, hábitos morais e traços de personalidade . Essa teoria no Brasil é conhecida como escola de Vygotsky onde se deu início na União Soviética na década doséculo XX as correntes de pensadores partiam do pressuposto que o homem é um ser de natureza social.
O que isso significa? “Admitida a origem animal dos homens, restava à ciência explicar suasespecificidades frente aos outros animais: como se forma, no homem, sua inteligência, sua personalidade... em uma palavra, a consciência humana que faz cada pessoa um ser único e irrepetível.”
Em outrasteorias se defende que tudo não se passa de dádiva divina, que os elementos mais simples do comportamento humano ou explicar a consciência dos homens. Já Vygotski defende que os homens NÃO são dotados demuita ou pouca inteligência, solidários ou egoístas, plenos ou vazios de aptidões para poesia, música, artes, portanto o homem não nasce rico ou pobre, mais ou menos habilidades por decisão divinacomo pregava as outras teorias. O homem ele é o que ele constrói ao longo de sua história. Assim ele defende sua teoria histórico-cultural que a criança nasce com uma única potencialidade, a de aprenderpotencialidades; com uma única aptidão, a de aprender aptidões e, nesse processo, desenvolver sua inteligência – que se constitui mediante a linguagem oral, a atenção, a memória, o pensamento, ocontrole da própria conduta, a linguagem escrita, o desenho, o calculo – e a sua personalidade – a auto-estima, os valores morais e éticos, a afetividade. O ser humano não nasce humano, mas aprende a serhumano com as outras pessoas, com gerações adultas e com as crianças mais velhas, com as situações que vivem no momento histórico em que vive e com a cultura a quem tem acesso. O ser humano depende...
tracking img