Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VISITA TÉCNICA

Dia 17/06/2010

ENSINO MÉDIO

E. E. Rui Bloem


A escola Rui Bloem possui 47 anos de educação de qualidade, fundada em 1963, localiza-se na Rua dos Bogaris, 244 – São Paulo, com uma média de 2.250 alunos matriculados, com o objetivo de contribuir, através de um processo pedagógico consistente, para o exercício da cidadania do aluno, sabedor de seus direitos edeveres na sociedade, resgatando os valores da nossa cultura. Oferece também ao aluno condições e conhecimentos suficientes para uma melhor integração e atuação nos campos social e profissional assim como permitir a continuidade dos estudos no Ensino Superior. Possui uma comunidade escolar participativa, vinda de uma classe média, a Rui Bloem funciona em três períodos manhã, tarde e noite, o conselhode classe e séries se reúnem bimestralmente para analisar os resultados obtidos pelos alunos.
O Plano Escolar contam com uma base nacional comum e diversificada nos termos da legislação vigente. A avaliação interna do processo de ensino e aprendizagem, é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática.
Campeã do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de SãoPaulo) entre as escolas paulistanas de Ensino Médio, a Rui Bloem alcançou uma média de 3,71. Também já foi primeiro lugar no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) - por duas vezes, o colégio obteve o melhor desempenho entre as unidades da rede estadual na capital paulista - e acabou se transformando em uma escola-modelo.
A escola é bem cuidada, bonita, organizada e limpa. Não há vandalismo. Com umadisciplina rigorosa e vigilante. Possui uma APM (Associação de Pais e Mestres) muito atuante e as famílias mais interessadas são aquelas que lutam muito para conseguir uma vaga na escola.
Outro ponto de destaque é o centro de línguas. O centro, fruto de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação, tem 900 alunos, entre jovens da própria escola e de outros colégios, e oferece aulasde francês, alemão, japonês e espanhol.
Além do centro de línguas, que conta com salas exclusivas, a Rui Bloem tem também sala de leitura, laboratório, biblioteca com 10.000 exemplares de obras, sala de informática com 22 computadores novos, anfiteatro, sala de TV e quadras de esportes. Na sala de informática, estagiários da própria escola trabalham como monitores.
Na sala dos professores, contamque fazem de tudo para tornar as aulas mais interessantes, com materiais diversificados, como filmes e músicas. Os alunos de 2º e 3º ano da Rui Bloem também podem tirar dúvidas com os professores do curso e têm descontos no curso pré-vestibular.

Pais participativos, professores motivados, alunos interessados, ambiente limpo e organizado, uma boa estrutura física, aulas de línguas nocontraturno, parceria com uma instituição privada. Tudo isso está na fórmula da Rui Bloem para ser uma escola campeã. Mas a diretora Maria Cleusa resume esse conjunto de fatores em uma única palavra: perseverança. "Aqui a gente veste a camisa da escola e corre atrás dos objetivos", afirma. De acordo com ela, não há nenhum segredo para o bom desempenho da escola em avaliações como o Enem e o Idesp. "Oque nós fazemos aqui é algo que qualquer escola pode fazer. Basta querer", garante Maria Cleusa.
ORGANOGRAMA




Núcleo de Direção:
Diretor: Maria Cleuza de O. Martins
Vice Diretor: José Carlos Marquezin e Dóris C. Guamieri Saboya


Secretária da Escola:
Dagmar Borges Bittencourt de Lima


Coordenação Pedagógica:
Eliana DiaManetta Marquezin
Vitória Maria de Fátima E. Rocha


Coordenação do Centro de Línguas:
Neide Magro


Dirigente Regional de Ensino:
Prof. Reinaldo Inácio de Lima


Supervisora de Ensino:
Profa. Nereide de Miranda Marques Pereira


Unidade Escolar subordinada à Diretoria de Ensino Centro Oeste
Rua Dr. Paulo Vieira, 257...
tracking img