Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Web Aula1
A Psicologia
Oi pessoal, sejam bem-vindos ao curso de Psicologia da Educação!
Já já vamos começar a discussão sobre o que é Psicologia e o que investiga. Depois, vamos conversar um pouco sobre as diferentes concepções de desenvolvimento na Psicologia e sua relação com a Aprendizagem.
Mas antes de tudo, devemos entender que os conhecimentos desenvolvidos pela Psicologia não sãosaberes fechados e prontos, pois a Psicologia, além de ser uma ciência relativamente nova, é também uma ciência humana, ou seja, sofre mudanças e interferências de modo muito dinâmico porque assim são os humanos: complexos, influenciados por muitos fatores culturais, biológicos e ambientais de modo geral...
Ou seja, não há uma psicologia, mas várias “psicologias”, muitas teorias diferentes ousemelhantes... Assim sendo, as pessoas em geral e, em especial, os alunos na escola, não são uma comprovação desta ou daquela teoria. Mais importante é, como pesquisadores e educadores, perguntar-nos sempre sobre quem é esse aluno, como podemos auxiliá-lo no processo de seu desenvolvimento, ao invés de “rotulá-lo” ou “encaixá-lo” dentro dos padrões de um único modo de pensar, porque não há.
Vale a penatambém reforçar a ideia de que não existe um desenvolvimento padrão para todos os seres humanos. O que existem são certas referências construídas por alguns cientistas do comportamento que nos permitem entender como geralmente ocorre a estruturação social, cognitiva e emocional do sujeito humano. Porém, não podemos tentar padronizar esses processos para todos e para sempre. Os próprios cientistasda Psicologia sempre revisam suas experiências e teorias, conforme mudam as pessoas...
Os pais, mercado de trabalho, órgãos governamentais ou mesmo o currículo escolar, determinam metas a serem alcançadas. Porém, o mais importante é você, como Pedagogo(a), reconhecer o papel que possuirá no desenvolvimento das pessoas que se encontrarão à sua frente em toda a sua plenitude.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:O CONTEÚDO COBRADO NAS AVALIAÇÕES VIRTUAIS E PRESENCIAIS INCLUI A LEITURA DOS TEXTOS E O CONHECIMENTO DOS VÍDEOS AQUI INDICADOS, ENTÃO, ESTUDE TUDO, NA ORDEM QUE ESTÁ SUGERIDA, CERTO?
Vamos então?!
O que é Psicologia?
Você já deve ter ouvido falar de expressões como a “psicologia do vendedor”, a “psicologia da sedução”, a “psicologia de bar”... Mas essa psicologia é o que chamamos depsicologia do dia-a-dia, psicologia vulgar ou psicologia da experiência de vida de cada um e de todos, ou seja, do senso comum. A Psicologia mesmo é uma ciência, necessita de experiências controladas e provas, e é isso que precisamos começar a entender.
A Psicologia tem suas raízes lá na Grécia Antiga, entre os filósofos. Aliás, a palavra “Psicologia” vem do grego e significa psykhè (alma) + logos(estudo). Ou seja, “estudo da alma”! Mas essa alma não tem nada a ver com religião ou com a Psicologia dos dias de hoje. É que para alguns filósofos gregos nosso corpo era animado por uma espécie de sopro divino misterioso que governava nossas ações, pensamentos e sentimentos, ou seja, nossa mente. E eles queriam entender como funcionava essa mente, como poderíamos controlá-la melhor para não sofrermos esim vivermos melhor. Para isso, segundo eles, precisaríamos conhecer e dominar nossa capacidade de pensar, nossa consciência sobre nós mesmos e o mundo, ou seja, nossa razão. Também deveríamos afastar tudo o que podia atrapalhar nossa razão, o que nos ilude e confunde.
Muita coisa aconteceu na história da Filosofia depois disso. Só que mais de 2.200 anos depois (isso mesmo!), essa mesma idéiados filósofos gregos sobre domínio da mente voltava, só que agora dentro do movimento científico, já que afinal, a ciência como domínio da razão sobre todos os fenômenos tem suas raízes na própria Filosofia.
O pai da Psicologia científica se chamava Wilhelm Wundt, um cientista alemão, e ele, a partir de 1879, começou a criar um monte de experimentos com as pessoas para tentar entender como...
tracking img