Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é essa tal de ZDP?

Para Vygotsky, o desenvolvimento humano é bem mais que simples e puramente formação de conexões reflexas ou associativas pelo cérebro, envolve interação e mediação qualificada entre o educador (não necessariamente o professor) e o aprendiz.
A aprendizagem depende, portanto, do desenvolvimento prévio e anterior, mas também do desenvolvimento proximal do aprendiz, daí asigla ZDP (ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL). Não se realizam apenas atividades em que o sujeito pode realizar uma ação, mas também atividades em que ele pode aprender com a interação.
As pessoas que estimulam e guiam o desenvolvimento humano, não são apenas objetos ou agentes passivos, e sim agentes do desenvolvimento humano que atuam sobre a ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL.
Essa ZDP pode serdefinida como distancia entre o nível de resolução de um problema (ou tarefa) que uma pessoa pode alcançar atuando independentemente e o nível que pode alcançar coma à ajuda de outra pessoa (mediador) mais competente ou experiente nessa tarefa. Em outros termos essa ZDP é o espaço no qual, graças à interação e a ajuda de outros, uma determinada pessoa pode realizar uma tarefa de uma maneira e emnível que não seria capaz de alcançar individualmente.
A ZDP não é uma propriedade deste ou daquele aluno e, menos ainda deste ou daquele professor, e sim um espaço teórico gerado a própria interação entre educador e educando em função dos esquemas de conhecimento sobre a tarefa a ser realizada pertencente a este ultimo e os saberes, recursos e suportes de apoio utilizados pelo educador.
Nãoexiste uma única ZDP por aluno, e sim inúmeras zonas que se criam em função da tarefa a ser passada, do conteúdo a ser ministrado e das múltiplas formas de ajuda propostas em sua interação com o mais experiente. Nem toda atividade de ajuda desenvolvida pelo mediador gera uma ZDP, considerando que a ZDP e uma propriedade estável e estática, o papel do professor ao oferecer ajuda supõe criar diferentese freqüentes ZDP’s, permitindo que o pensamento do aluno vá progressivamente se modificando, em direção a tarefas progressivamente mais complexas.
Existem alguns obstáculos na criação de ZDP’s e nós veremos estes agora:
1. Não existe uma ZDP para toda classe, igual em todos os alunos. Como toda aula é sempre coletivo, o trabalho do professor enfrenta dificuldades de homogeneização. Nessecaso, a solução parece ser trabalhar nas ZDP’s mais amplas e distantes, expressivas e assim ajudando os menos capazes.
2. Não se pode acreditar que a ZDP de cada aluno será sempre a mesma para cada assunto trabalhado e, estável ao longo de todo ano. Desta maneira, alunos com ZDP expressiva em determinado tema podem apresentar uma ZDP relativamente pequena em outros. O filho do pescador devecompreender melhor que o filho do lavrador o tema das Marés, mas certamente saberá menos que o colega as questões sobre geminação.

O Professor como criador das ZDP’s

Vamos propor algumas ações que, se desenvolvidas com paciência e insistência, pode contribuir de maneira significativa em sua redução progressiva, não se excluindo possibilidades até de seu desaparecimento. Antes, entretanto, daanalise dos diferentes ites propostos, cumpre esclarecer que:
• Recomendações parecem ser inteiramente válidas para aulas em conjunto, ministradas em uma classe, mas seus efeitos parecem ser bem mais pertinentes se aplicados individualmente ou em pequenos grupos em atividades de reforço ou revisão;
• As atividades propostas parecem validas para alunos de qualquer idade, portanto, em qualquerciclo de escolaridade, mas a apresentação feita neste capitulo e mostrada pensando-se em um aluno ou aluna de oito a dez anos, tornando-se assim indispensável por parte do professor sua adaptação às series com as quais normalmente trabalha;
• As sugestões propostas devem ser tomadas em seu conjunto, em todas as aulas, salvo as situações em que se alcançou plenamente a meta pretendida antes...
tracking img