Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAROS REPRESENTANTES,
 
ABAIXO SEGUEM AS 10 QUESTÕES SELECIONADAS PARA FINS DA ATIVIDADE ED.
 
SOLICITO A IMEDIATA DIFUSÃO E A ORIENTAÇÃO DOS COLEGAS A RESPEITO. DEVEM TODOS CAPRICHAR NA JUSTIFICATIVA DAS RESPOSTAS CORRESPONDENTES, POIS ESSAS SERÃO AVALIADAS.
 
GRATO.
 
ZACCARIOTTO
 
1 - Considerando a definição de Administração Pública: “A Administração Pública pode ser definida como aatividade concreta e imediata que o Estado desenvolve, sob regime jurídico de direito público, para a consecução dos interesses coletivos”, podemos afirmar que são características da Administração Pública, em sentido objetivo, salvo:
A - põe em execução a vontade do Estado contida na lei.
B - a sua finalidade é a satisfação direta e imediata dos fins do Estado.
C - o seu regime jurídico é dedireito público.
D - visa a consecução do interesse coletivos
E - não visa a satisfação direta dos fins do Estado.
 R: A nossa administração publica visa um só interesse da coletividade, não podemos fechar a porta e deixar de atender uma necessidade de igual para todos, quando buscamos o serviço publico precisamos que ele seja de um interesse coletivo e não só do Estado, e o mesmo tem quetrabalhar para esse fim.


2 - Considere as assertivas:
I. Empresas públicas e sociedades de economia mista dependem, para a sua criação, de autorização legislativa, que deve ser específica, vedada a autorização genérica.
II. As autarquias, as fundações públicas, as sociedades de economia mista e as empresas públicas integram a Administração Indireta.
III. A Presidência da República e osMinistérios são órgãos integrantes da Administração Federal Indireta.
É correto afirmar que:
A  - todas as assertivas estão incorretas.
B - somente a assertiva III está incorreta.
C - somente as assertivas I e III estão incorretas.
D - somente as assertivas I e II estão incorretas.
E - todas as assertivas estão corretas.
R:  A administração indireta é o conjunto das entidades que, vinculadas a umministério, prestam serviços públicos ou de interesse público. Sua existência se baseia no princípio de descentralização ou distribuição de competências e atividades. Ou seja, quando não pretende executar certa atividade através de seus próprios órgãos, o poder público transfere a sua execução a outras entidades.
3 - (Procuradoria Fazenda Nacional-2006) As pessoas jurídicas que integram o chamadoTerceiro Setor têm regime jurídico:
A - de direito público.
B - de direito privado.
C - predominantemente de direito público, parcialmente derrogado por normas de direito privado.
D - predominantemente de direito privado, parcialmente derrogado por normas de direito público.
E - de direito público ou de direito privado, conforme a pessoa jurídica.
 R: O Terceiro Setor pode ser definido comoaquele composto por entidades privadas da sociedade civil, que prestam atividade de interesse público, por iniciativa privada, sem fins lucrativos. O Terceiro Setor coexiste com o Primeiro Setor, que é o próprio Estado, e com o Segundo Setor, que é o mercado.
Desta forma, o Terceiro Setor é composto pelas Entidades Paraestatais, que são as pessoas jurídicas de Direito Privado, que atuam "ao lado"do Estado, paralelamente a ele, cooperando nas atividades e serviços não privativos, sendo importante ressaltar que esse conceito não abrange as entidades integrantes da Administração Indireta, pois estas integram o próprio Estado.
A partir da Reforma Administrativa, com a defesa das idéias liberais, dentre as quais, a de que o Estado deve ser o menor possível, restringindo sua atuaçãoexclusivamente às áreas em que seja indispensável a presença direta do Poder Público, as entidades paraestatais, integrantes do Terceiro Setor resultaram muito fortalecidas, de forma que foram criadas outras figuras jurídicas, ao lado das já existentes (serviços sociais autônomos), possibilitando e incentivando a prestação de serviços de interesse da coletividade por pessoas privadas, não integrantes da...
tracking img