Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pedagogia


Trabalho acadêmico: Leitura e os Sentidos
do texto

Leitura e Produção de texto
Pedagogia
Universidade Anhanguera Uniderp - Polo Matão.

Prof.ª Rosemeire Farias
Prof.ª Adriana Amaral





MATÃO – SP
17/06/2011


Trabalho acadêmico: Leitura e os sentidos do texto
1. Introdução
No trabalho presente iremos abordar os seguintes temas:A Concepção de leitura,estratégia de leitura e leitura e a produção de sentidos.
Iremos citar também gêneros que encontramos na revista Veja também informações sobre elementos coesivos seqüenciais e fizemos assim uma tabela que nela contem os exemplos.
E por fim finalizamos falando sobre como fazer uma redação,narrativa e descritiva.

2. Desenvolvimento
1º Etapa

A importância da concepção da leitura na nossa vidaé a necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens. Neste sentido a leitura é entendida como a atividade de captação das idéias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor.
Nesta concepção, o texto é visto como simples produto de codificação e decodificação de um emissor a ser decodificado pelo leitor e o ouvinte, bastando o conhecimentodo código utilizado. O significado de um texto não está na soma de significados das palavras que o compõe, nem coincide somente com o que se chama de significado literal do texto. Portanto, durante a leitura de uma mensagem escrita, o leitor deve raciocinar e inferir de forma continua, capitando significados que não aparecem diretamente no texto, uma parte apenas no texto deve ser por fontes deinformações, a outra parte é preciso que provenha dos conhecimentos do leitor, assim, ler é mais que um simples ato de depotificar, é antes de tudo um ato de raciocínio, ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo.
A leitura é uma atividade na qual se leva em conta as experiências e o conhecimento do leitor, exige do leitor bem mais que o conhecimento do código lingüístico do que umavez que texto não é simples produto da codificação de um emissor a ser decodificado por um receptor passivo. Nas estratégias de leitura dizem respeito às formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão dos dados informativos de um texto.
E algumas pessoas encontram dificuldades em ler, pois acham cansativos e difíceis e isso ocorre por que, na maioria das vezes, o individuo ainda nãoencontrou em um meio estratégico para promover sua leitura de maneira prática.
Tem várias tática de leitura que podem despertar interesse e ser um incentivo á leitura como leitura em voz alta, exposição de pensamentos, identificação dos fatores chaves, representação visual dos acontecimentos, antecipação das informações, questionário e resumo. Essa pratica produzem gosto pela leitura eaprimoramento, tornando-a mais prazerosa e satisfatória.
A leitura e produção de sentido significam o processo de leitura que o leitor desempenha papel ativo, sendo as inferências um relevante processo cognitivo nesta atividade.
E a capacidade central do ser humano de dar direção ás coisas do mundo permite ao individuo fazer sentido do que ouve ou lê, indo muito além do que está explícito ou prontamenteacessível, pois o sentido não reside apenas no texto, mas depende sempre de um interpretados a sabe o leitor.
A leitura ativa é lugares sociais, vivencias relações com os outros, valores da comunidade e conhecimentos textuais. Dessa forma o significado não está embutido ou inscrito totalmente no texto oral ou escrito.
O texto é gerado a partir dos significados atribuídos pelo autor quando eminteração com seu mundo de significação, é recontextualizado pelo leitor, que busca atribuir-lhe significado a partir da relação que mantém com seu próprio mundo e com o autor, no qual delimita as possibilidades de construção de novos significados.
2º Etapa
Gêneros Textuais
Gêneros Textuais
A conversa telefônica, Curriculum vitae, Poemas,
Adivinha, Diário íntimo, Poesia,
Anedota ou...
tracking img